0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 18/05/2020 15:31

Podemos dizer que é Inteligência de Negócios, ou Inteligência Empresarial, que no caso se trata de um método que busca em ajudar na leitura das informações das empresas ou nas tomadas de decisões inteligentes.

Para que você possa ter uma ideia de fazermos essa analise ou até mesmo termos a tomada de decisão precisamos buscar as informações recolhidas em um banco de dados ou em planilhas eletrônicas, feitas pelo Excel

Tendo em mãos essas informações, ai sim teremos a possibilidade de fazermos uma analise mais aprofundada referente as informações solicitadas ou até mesmo termos uma informação de lucro do primeiro trimestre do ano, bem posso te dizer literalmente que Busines Intelligence  ou BI não e uma ferramenta.

COMO ASSIM?

BI não e uma ferramenta? Não, ela vai muito além de um software, claro que temos softwares que foram desenvolvidos nos conceitos técnicos de BI aonde podemos tirar o maior proveito das informações assim temos maiores condições de analisarmos os dados da empresa, BEM ACHO QUE FICOU CONFUSO MAS IREI EXPLICAR ADIANTE.

QUAIS OS SOFTWARES QUE PODEMOS USAR EM BI

 Tableu

Pentaho

Qlik Sense

Power BI

 O QUE PRECISO ENTENDER?

Inicialmente você precisa entender 3 coisas básicas:

  • O que é Busines Intelligence (BI)
  • Por que usamos ou para que serve
  • E como iremos utilizar

ENTÃO, O QUE É BI OU BUSINES INTELLIGENCE ?

Nada mais que um conjunto de técnicas é conceitos, ou seja, passar as informações  na hora certa para as pessoas certa  no tempo certo.

Por isso precisamos de todas as informações necessárias para o analise de dados a elaboração de DashBoards, relatórios aonde teremos uma maior facilidade de identificarmos as informações necessárias. São os fundamentos básicos para entendermos como o processo funciona.

POR QUE USAMOS OU PARA QUE SERVE?

BI – É a tomada de decisão ou suporte para que possamos decidir o que iremos fazer no decorrer do mês, Trimestres, Semestres ou Anual, você pode criar um DashBoard com várias informações aonde terá a possibilidade de decisão de imediato, imagine a necessidade de saber se os seus vendedores estão batendo a cota de vendas ou até mesmo se eles estão conseguindo alcançar a meta diária, tendo essa visão da empresa teremos a capacidade de tomar uma tomada de decisão inteligente com base em dados e fatos da empresa. É muito importante entender que não podemos tomar decisão no  achismo ou simplesmente achar que dará certo.

BI – PODE PREVER O FUTURO?

 Vamos fazer uma analogia, você não contrata um Engenheir Civil sem saber se ele é um excelente profissional, quais projetos que ele desenvolveu, quantas obras ele atuou e gerenciou no passado.  

OPA, MAS COMO IREI CHEGAR A ISSO?

Coletando Dados – Acima de tudo a organização e um fator que precisamos ter, para assim podermos buscar as informações e organizar os dados, o que seja temos que saber onde está à informação que desejamos para que possamos tela e assim poder unir as informações para que elas façam sentido para nós, damos o nome disso de coleta de dados.

Um pequeno exemplo para que eu tenha a informação do meu saldo Bruto eu tenho que coletar essa informação e depois somar todos os valores recebidos, ai sim eu terei o valor recebido.

Análise e Visualização

Nesta fase é aonde apresentamos os dados que coletamos de uma forma mais visual aonde nos dará um melhor entendimento sobre as informações. Poderemos compartilhar essas informações para o setor que vier necessitar tal informações, assim facilitando o entendimento.

Assim conseguiremos finalizar a analise e a parte aonde acompanha a evolução de tudo que está  acontecendo na analise inicial ou na coleta inicial.

A analise das informações e muito importante para a tomada de decisões que no caso e o coração do BI

Vamos brincar, imagine que você quer perder 10 Kg até o final do ano. Levando em consideração que o ano  já tenha iniciado, se tivermos as informações passadas teremos condição de prever quanto tempo irei levar para perder os 10kg, isso nos facilita a ver se será possível atingir a meta até o próximo ano.

Assim que analisarmos os dados do passado, poderemos planejar de forma mais segura o futuro.

Neste caso teremos a possibilidade de analisar se será possível perder os 10kg com as informações que temos, se caso percebermos que não teremos a condição de alcançarmos o nosso objetivo, mas pelo menos teremos informações que poderemos fazer um novo planejamento para que  possamos chegar ao nosso objetivo em alcançar a perca dos 10kg até o final do ano.

E no caso usarmos essas informações sem ferramentas, no caso Softwares. Posso informar que BI não é TI, e apenas um processo ou podemos dizer um conceito, assim que você conseguir entender esse conceito ou processo, entenderá o que é BI, e neste caso não importa a ferramenta que você utiliza, claro que o software irá te ajudar e muito, mas a partir que você entende o que é BI você conseguira fazer até mesmo no Excel.

Cícero José Piga/Consultor de BI

Orla Tecnologia e Comunicação Digital

Post Anterior

Brasil tem 4,8 milhões de crianças e adolescentes sem internet em casa

Próximo Post

Mercado financeiro continua a revisar estimativa de queda da economia