0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 14/08/2018 12:43

Nesta terça-feira, 14, será desligado o sinal analógico em Palmas, Porto Nacional e Barrolândia. A partir desta data, os moradores poderão assistir a programação nas tv’s abertas somente por meio do sinal digital.  

Para continuar assistindo aos seus programas favoritos, basta verificar se a sua antena é digital e se o seu televisor precisa, ou não, de um conversor. As famílias que ainda não retiraram seu kit gratuito devem realizar o agendamento o quanto antes. Basta ligar para 147 (ligação gratuita) ou acessar www.sejadigital.com.br e escolher o melhor local, data e horário.

Foto: Divulgação.

Quando os canais de TV aberta passam a ser transmitidos pelo sinal digital, eles ganham um novo número. Por exemplo, se o sinal analógico é transmitido no canal 2, com o sinal digital ele passará a ser 2.1. Mas para captar o sinal digital, além da antena digital e do conversor – para os televisores fabricados antes de 2010 –, é necessário realizar a busca de canais. O processo é simples:

  • acesse o menu pelo controle remoto da TV ou do conversor;
  • encontre a opção que mais se assemelha a “busca de canais” – em alguns televisores chama-se busca automática, em outros o nome é ressintonia ou programação de canais;
  • daí em diante, siga as orientações da tela.

Ao final deste processo, o televisor terá encontrado todos os canais digitais disponíveis em sua região e exibirá a programação com imagem e som de cinema.

Processo de migração nas emissoras locais 

Foto: Divulgação.

Na Capital, diversas emissoras estão operando no sinal digital. 

Foto: Divulgação.

As emissoras Record e  Band também estão com sinal digital. 

A emissora pública do Tocantins, TVE Tocantins, está com o sinal digital, a partir desta segunda-feira, 13. A transição do sistema analógico para o digital faz parte do projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações – MCTIC que vem sendo implantado em todo o país, desde o ano de 2006, com previsão de chegar a todas as cidades brasileiras até 2023. O presidente da Fundação de Radiodifusão Educativa do Tocantins (Redesat), Wagner Coelho, informou que está tudo pronto, só esperando os técnicos do Ministério acionar a chave que muda para o novo sistema de transmissão da programação. De acordo com Coelho, foram alocados os recursos necessários para a digitalização do sinal, dentro do prazo estabelecido pelo governo federal.

O presidente explicou que “o processo será feito em duas etapas: a partir de segunda-feira, a TVE começa a transmissão digital, em Palmas, com o equipamento adquirido pela emissora”. Ele informou que até o fim do mês de setembro, o sinal digital será estendido a Porto Nacional. Coelho ainda esclarece que a TVE não possui outorga para transmissão no município de Barrolândia. Porto Nacional e Barrolândia compõem o agrupamento de Palmas, conforme a especificação do Ministério. 

Post Anterior

Você no Orla: do Jalapão a Araguaína, tocantinenses registram a 'Chuva do Caju'; meteorologista explica

Próximo Post

Prazo para justificativa do 2º Turno das Eleições Suplementares termina em 9 dias