Home»Destaque»Vai fazer a prova do Enem? Então fique de olho nas recomendações

Vai fazer a prova do Enem? Então fique de olho nas recomendações

Atualizada em: 04/11/2017 08:18

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está chegando. A aplicação do exame ocorre no dia 5 e 12 de novembro em todo o país. Os estudantes tocantinenses devem ficar atentos aos horários: portões serão abertos às 11h e fechados às 12h, horário do Tocantins. A saída é permitida a partir das 14h, sem o cartão de provas, e às 17h30, com o cartão de provas.

Dicas para mandar bem

Marília vai prestar o Enem para o curso de medicina. Foto: arquivo pessoal

Marília Rodrigues, de 20 anos, é estudante tocantinense e conta como está se preparando nessa última semana antes do exame: “Nessa última semana me dediquei apenas em revisar as matérias que mais caem na prova, principalmente do primeiro dia, além de terminar de fazer as provas anteriores. Também dediquei um tempinho maior de lazer nessa semana, para fazer coisas que eu gosto como ir ao cinema, ver filmes e séries. Não fiquei obcecada em estudar tudo, até porque não dava mais tempo e também para evitar o nervosismo e a ansiedade. O ideal para ficar tranquilo na última semana é você relaxar um pouco mais e acreditar no que estudou no ano inteiro.”.

O método de Marília é recomendado também por educadores, como relata a professora de redação Luciana Barreto: “É essencial que o aluno fique tranquilo na semana que precede o exame, os conteúdos que deveriam ser estudados, a essa altura já estão bem trabalhados na mente de cada um. A dica que dou é: faça atividades prazerosas, mas tranquilas, nada de balada ou esportes que precisem de muito esforço físico. Não force sua mente para memorizar assuntos, fórmulas e datas complexas de última hora, pois o efeito pode ser o contrário. Fique hidratado e evite alimentos gordurosos que possam causar alguma indigestão, especialmente na noite anterior ao exame, no mais, boa sorte!”

Local de prova e recomendações

Para consultar o local de prova, o estudante precisa acessar a página do participante, no portal do Inep.

É indispensável a apresentação de um documento original com foto (identidade, CNH, carteira de trabalho, carteira de reservista ou passaporte). Outra coisa importante que o estudante deve ficar de olho é no material usado para a realização do teste: só serão aceitas canetas esferográficas de cor preta, fabricadas com material transparente. Qualquer outra cor tornará impossível a leitura ótica do cartão de respostas.

Lanches são aceitos, mas os industrializados devem estar lacrados na hora que o estudante ingressar na sala. Todos os alimentos serão vistoriados antes.

Em 2017, serão usados 67 mil detectores de metal durante o exame, isso corresponde a um detector para cada 100 participantes. Além dos detectores de metal, também serão usados detectores de ponto eletrônico, segundo informações do INEP.

Confira os itens proibidos durante a realização do exame: lápis, chaves, livros, manuais, borrachas, anotações, boné, chapéu, viseira, gorro e similares, fones de ouvido, gravador de voz, receptores de áudio, vídeos e mensagens, materiais impressos, óculos escuros, caneta de material não transparente, qualquer dispositivo eletrônico.

Segurança

No Tocantins, 30 municípios receberão a aplicação do teste com segurança reforçada da PM, que estará responsável por todo o esquema de segurança no estado. A polícia vai atuar na escolta de condução das provas até a Central de Armazenamento dos Correios, na capital até a distribuição dos exames. As provas serão armazenadas nos quartéis da PM.

 

 

Post Anterior

Iphan faz vistoria em catedral de Porto Nacional tombada pelo patrimônio histórico

Próximo Post

Mais uma agência do BB é assaltada no TO: dessa vez em Xambioá