0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 21/05/2021 15:41

A Secretaria da Saúde dá início neste sábado, 22, entre as 8 às 17 horas, a Campanha de imunização da raiva dos cães e gatos da região norte de Palmas.

A previsão da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) é vacinar 22 mil animais nas programações dos dias 22 (região norte) e 29 de maio (região central) e 5 de junho (região sul), compondo assim as regiões centrais da Capital.

Serão disponibilizados 16 postos de vacinação, distribuídos em vários pontos do município, para facilitar a vacinação nestas três datas. Uma equipe composta por 72 técnicos atuará na logística, suporte e vacinação no decorrer de todo dia de campanha. 

O coordenador da UVCZ, Auriman Cavalcante, lembra que a validade da vacina da raiva é de um ano, portanto os animais que foram vacinados com período de mais de um ano, devem receber a nova dose. Segundo o coordenador, a raiva é uma zoonose causada por vírus da família rhabdoviridae, que tem como principal reservatório os animais mamíferos. “É uma doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém, é prevenível através do uso de vacinas. A vacinação é a principal ação de controle da raiva no mundo, sendo responsável pela redução do número de casos de raiva animal, e consequentemente, da raiva humana”, orienta.

Auriman reforça que as ações de vigilância, promoção, prevenção e controle da raiva constam na Programação Anual de Saúde (PAS) para o ano de 2021, com meta para vacinar aproximadamente 26.503 cães e 5.603 gatos na zona urbana e rural de Palmas.

Durante a vacinação na zona rural de Palmas, realizada entre março e abril deste ano, 5.848 animais receberam a vacina.

Transmissão

A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura) de outro mamífero. Os principais animais responsáveis pela transmissão da raiva são: cães, gatos e morcegos hematófagos, fitófagos, frugívoros e outros.

Veja abaixo os locais onde a vacinação ocorrerá:

303 Norte –  Praça Central

305 Norte – Escola Municipal Paulo Freire

403 Norte – Escola Municipal Carlos Drumond de Andrade

405 Norte – Escola Municipal Beatriz Rodrigues

407 Norte – Escola Municipal Pr. Paulo Leivas Macalão

409 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 409 NORTE)

603 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 603 NORTE)

111 Norte  – Sede da UVCZ

508 Norte –  Escola Municipal Daniel Batista

404 Norte – Escola Municipal Monsenhor Pedro P. Piagem

503 Norte – Escola Municipal Luiz Gonzaga

406 Norte – Centro de Saúde da Comunidade (CSC 406 NORTE)

105 Norte –  CAPS

105 Norte  –  Igreja Católica São Judas Tadeu

204 Norte –  Praça dos Povos Indígenas

108 Norte – Praça Central

110 Norte  – Escola Municipal Anne Frank

 

Post Anterior

Governo do Tocantins inicia trabalho com balsas que serão usadas nas fundações submersas da nova Ponte de Porto Nacional

Próximo Post

Lula consolida liderança e venceria Bolsonaro com 45%, mostra pesquisa Exame/IDEIA