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⟳ Atualizada em: 30/04/2022 10:58

O turismo nacional teve faturamento de R$ 13,2 bilhões. O setor cresceu 17,8% em fevereiro em relação a mesmo mês de 2021. No entanto, o resultado ainda é quase R$ 2,5 bilhões a menos do que em fevereiro de 2020, último mês pré-pandemia.

Os números são do conselho de turismo da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O maior segmento de destaque do mês foi o transporte aéreo. Registrou alta anual de 53,1%, com faturamento de R$ 3,6 bilhões. O valor ainda está 22,7% abaixo do período pré-pandemia.

O grupo de hospedagem e alimentação aturou R$ 3,9 bilhões, alta anual de 13,4%. Mas o resultado do segmento também está 22% abaixo do observado em fevereiro de 2020.

O transporte terrestre que inclui ônibus intermunicipal, interestadual e internacional, além de trens turísticos e similares teve faturamento de R$ 2,3 bilhões, alta de 7,9% no comparativo anual. O valor está apenas 0,6% abaixo do observado no período pré-pandemia. Com o aumento das passagens aéreas em março, a perspectiva é de que o grupo cresça ainda mais.

Houve variações positivas também setores de transporte aquaviário (12,7%); atividades culturais, recreativas e esportivas (7,2%); e locação de meios de transporte, agência, operadoras e outros serviços de turismo (1,8%).

INFLAÇÃO E JUROS

A alta nos preços e as taxas de juros elevadas fazem com que as pessoas segurem os gastos com lazer. Embora exista uma demanda reprimida por conta da pandemia, os 2 fatores limitam o crescimento do setor.

O preço das passagens, que deve continuar subindo por causa das altas do combustível de aviação e da volta da bagagem gratuita, também não deve ajudar.

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