0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 08/01/2019 17:12

Em várias cidades do Tocantins, a tradição das Folias de Reis se mantém viva entre os moradores. Os católicos visitam as casas levando cultura e fé para os habitantes. Eles cantam a alegria do nascimento do menino Jesus e a visita às casas representa os três reis magos na caminhada para presentear o filho de Deus. É por meio de música e dança que uma das passagens mais importante do Cristianismo é relembrada.

Na próxima quarta-feira, 09, acontece a tradicional recepção a Folia de Reis. Esta programação da Folia de Reis em Paraíso está inserida na Agenda Cultural do Estado do Tocantins, no projeto Sexta Cultural, Encontro Regional de Capoeira e Missa Sertaneja.

O evento é aberto ao público, a comunidade poderá assistir a apresentação demonstrativa da Folia de Reis, com interpretação de canções religiosas que contam um pouco da história do nascimento de Jesus.

Tradição

A Folia de Reis comemora o nascimento de Jesus Cristo encenando a visita dos três Reis Magos à gruta de Belém para adorar o Menino-Deus. Dados a respeito desta festa afirmam que a sua origem é portuguesa e tinha um caráter de diversão, era a comemoração do nascimento de Cristo. No Brasil, a Folia de Reis chega no século XVIII, com caráter mais religioso do que de diversão.

No Tocantins, os foliões têm o alferes como responsável pela condução da bandeira, que sai pelo sertão “tirando a folia”, ou seja, cantando e colhendo donativos para a reza de Santos Reis, realizada sempre no dia 6 de janeiro. A Folia de Reis acontece em função de pagamento de promessa pelos devotos e somente à noite. O compromisso pode ser para realizar a folia apenas uma vez ou todos os anos. A folia visita as famílias de amigos e parentes. Os foliões chegam à localidade e se apresentam tocando, cantando e dançando. A família recebe a bandeira, o anfitrião percorre com ela toda a casa, guardando-a em seguida, enquanto aos foliões são servidos bolos, biscoitos e bebidas que os mantêm nas suas andanças pela noite.

Ao se retirarem, o proprietário da casa devolve a bandeira e os foliões agradecem a acolhida, repetindo o gesto da entrada. Quando o dia amanhece, os foliões retornam às suas casas para descansar e, ao anoitecer, retomam as andanças. Quando termina o roteiro da folia, realiza-se a festa de encerramento na residência da pessoa que fez a promessa. Neste momento reza-se o terço, com a presença dos foliões e dos convidados, em frente ao altar ornamentado com flores, toalhas bordadas e a bandeira dos Santos Reis. Em seguida, é servido um jantar com uma mesa especial para os foliões.

Post Anterior

Energisa faz alerta sobre golpes aplicados em nome da empresa no sudeste do Tocantins

Próximo Post

Em 2018, Dunas do Jalapão têm número recorde de visitantes

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *