0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 07/06/2019 17:14

De origem portuguesa, a festa é secular, assim como todo ano nesta primeira semana de junho acontece os tradicionais festejos de Nossa Senhora do Rosário e do Divino Espirito Santo na cidade de Almas, sudeste do Tocantins. Os festejos que tiveram início no século passado são ricos em histórias, eles remontam a presença da família real portuguesa no Brasil.

As festas do Rosário e do Divino Espirito Santo na cidade de Almas acontecem desde o seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.

O evento tem ornamentação, culinária típica, música, dança e diversas apresentações

Os festejos começaram na tarde dessa sexta feira (06), com o cortejo do mastreiro de Nossa Senhora do Rosário vão até domingo, envolvendo toda a comunidade, neste sábado acontece o reinado de Nossa Senhora do Rosário, para o domingo está reservado o ponto alto da festa, em que celebra a coroação do Imperador e acontece o dia todo.  

Economia e ecoturismo 

  

O Município de Almas, na sua história, teve o ouro como o ponto de partida da sua economia, seguida pela pecuária que sempre foi o potencial, em segundo lugar a agricultura e agora aposta no ecoturismo. 

Além de Almas A tradição da Festa do Divino se mantém viva ainda hoje em várias cidades do Tocantins, principalmente no sudeste do estado pela forte influencia da colonização portuguesa, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal.  

Post Anterior

Imigrantes venezuelanos recebem assistência da DPE-TO e instituições públicas e religiosas

Próximo Post

Araguaína se torna referência nacional no seminário mais simples em Brasilia ocorrido hoje

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *