0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 26/03/2020 19:19

O boletim de acompanhamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na noite desta quinta-feira, 26, aponta que o Tocantins tem uma nova confirmação para Covid-19 foi detectada nos exames realizados hoje pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen).

O paciente que entra para a relação de casos confirmados, reside em Palmas, tem 37 anos e esteve em São Paulo, onde manteve contato com estrangeiros. Com mais este diagnóstico positivo para Covid-19, o Tocantins contabiliza 8 casos confirmados, todos na Capital.

A SES esclarece ainda que dos oito pacientes confirmados, há duas internações, ambas em hospital da rede privada. No entanto, o governo diz que a rede pública está preparada para a condução de pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, sendo o Hospital Geral de Palmas (HGP) o hospital de referência pelo Ministério da Saúde para atendimento de casos que apresentem sintomas moderados a graves.

Casos suspeitos

O RedCap é o sistema que o Ministério da Saúde utiliza para notificação de casos relacionados ao novo coronavírus. Neste sistema, há a triagem dos casos que são notificados pelas prefeituras para verificação dos critérios de inclusão de pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19.

Embora a plataforma de acompanhamento seja atualizada com a quantidade de casos, o detalhamento dos dados é acessado somente neste sistema que tem apresentado a instabilidade relatada nos últimos boletins. O Ministério da Saúde informou a área técnica que está atualmente em estágio de migração de plataforma para resolução da instabilidade apresentada nos últimos dias.

Assim, não é possível verificar quais são os casos que entraram na relação oficial do Ministério da Saúde, sendo impossível precisar quais são os municípios com casos suspeitos.

Desta forma, no intuito de repassar apenas as informações precisas e oficiais, os boletins tem apresentado apenas os dados oficiais de confirmações, uma vez que todos os exames estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen) que dá acesso imediato dos resultados aos municípios e ao Estado.

Post Anterior

Entregas dos kits de alimentos começam ser distribuídos pelos municípios do Sul do Estado

Próximo Post

Caminhoneiro é socorrido na região sul do Estado com sintomas de Covid-19