0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 20/07/2022 15:33

O Tocantins foi o estado que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2022. Foi registrado neste período um aumento de 28,6% em relação ao último quadrimestre de 2021 e 4,0% quando comparado com o primeiro quadrimestre de 2021. 

Este é o maior crescimento de um estado brasileiro nos quatro primeiros meses do ano. Os dados estão no boletim “Mapa de Empresas” feito pelo Ministério da Economia.

Já no semestre, o Tocantins abriu 13.935 empresas. Um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Destacam-se, principalmente, a abertura de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Entre as atividades, o ramo que mais abriu empresas no estado foi o comércio, seguido por indústrias de transformação; atividades administrativas; alojamento e alimentação; e atividades profissionais, científicas e técnicas. 

Desburocratização

Para o presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal, o crescimento é resultado de uma série de medidas efetivas para desburocratizar a abertura de novos negócios. “A transformação digital pela qual a Jucetins atrai o investidor para abrir sua empresa no Tocantins, pois encontra aqui menos entraves e mais segurança”, destaca o presidente. 

“Hoje, o registro empresarial no Tocantins é feito completamente pela internet. Trabalhamos com o deferimento automático que permite ao empresário obter o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CPNJ) imediatamente após o protocolo. Temos também a assinatura avançada Gov.BR que é gratuita e agiliza os processos”, complementa o presidente com exemplos de ações que agilizam a vida do empreendedor. 

Quem aproveitou todas essas ferramentas confirma que a abertura de empresas no Tocantins é muito ágil. É o caso do empresário Rafael Torres. Em junho deste ano ele abriu sua empresa no ramo de venda de produtos e materiais de limpeza e execução de limpeza em Palmas.

“Eu achei o processo muito rápido. Pelo motivo que eu contratei o escritório de contabilidade, só encaminhei os documentos que ele precisava e o resto do processo foi rápido, bem tranquilo. Não vi tanta burocracia”, frisa o empresário. 

A agilidade trouxe benefícios e facilitou a vida de Rafael. “Abrindo rápido eu consegui emitir nota e comprar meus materiais”, comemora.

O empresário, com orientação de um contador contratado, obteve o CNPJ da sua empresa no instante em que entrou com o processo na Jucetins. Isso foi possível porque ele optou pelo contrato padrão, uma das exigências para conseguir o deferimento automático.

Além disso, Rafael e o contador assinaram os processos com a assinatura Gov.BR, conhecida como assinatura avançada. Ela tem a mesma segurança do certificado digital, porém com a vantagem de ser gratuita e integrada ao site do governo federal, podendo ser utilizada em outros serviços. 

Integração

O gerente de planejamento da Jucetins, Helivan Lopes, afirma que o Simplifica Tocantins, plataforma que unifica os processos de formalização de empresas, está em aprimoramento, o que trará ainda mais rapidez.  “Jucetins, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Agência de Tecnologia da Informação, Sebrae, Prefeituras, juntamente com todos os órgãos de legalização, estão unidos para aprimorar o ambiente de negócios no Tocantins”, explica.

“A Jucetins não atua só como um órgão de registro. Assumimos um papel fundamental na integração entre órgãos. Hoje, estamos integrados a todos os municípios do estado. Em Araguaína e Palmas, além da integração, temos processos automatizados, que trazem ainda mais agilidade. Estamos trabalhando para levar essa automatização para mais prefeituras e órgãos”, ressalta Helivan.

Post Anterior

Tebet diz que apoio de ala do MDB a Lula é "um equívoco"

Próximo Post

Apoiado por Ataídes Oliveira, pré-candidato a deputado estadual Artur Ribeiro busca representar região sudeste na Assembleia Legislativa

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.