0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 31/05/2022 07:46

Termina nesta terça-feira (31), às 23h59min59seg, o prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda 2022. Balanço da Receita Federal divulgado nesta segunda-feira (30) às 11h mostrava que cerca 3,2 milhões de contribuintes ainda precisavam enviar o documento.

Quem está obrigado a declarar e não o fizer até o último minuto deste dia terá de pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido — o que pode não ser pouca coisa.

A expectativa é que 34,1 milhões de contribuintes prestem contas ao Leão. Até as 11h desta segunda, quase 31 milhões já tinham enviado a declaração. 

Para quem deixou a entrega literalmente para o último dia, é possível fazer e entregar uma declaração mais simples em menos de meia hora, só para se livrar da obrigação e não pagar a multa.

Multa é automática

A Receita informa que quem estiver obrigado a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo estará sujeito a multa. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração. A notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega, e o contribuinte tem 30 dias para pagar a multa. Após esse prazo, começam a correr juros de mora pela taxa Selic. A taxa está atualmente em 12,75% ao ano.

 

Post Anterior

Entrevista de Bolsonaro a Sikêra Jr. chega a perder para a Gazeta no ibope

Próximo Post

Micro e pequenas empresas e MEIs têm até hoje para parcelar dívida

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.