0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 01/11/2021 17:52

Simulações de um suposto princípio de incêndio e de ataque com bomba, envolveu e treinou os funcionários do Capim Dourado Shopping, em Palmas, bem como alinhou as ações da Brigada de Incêndio do local, juntamente com dezenas de bombeiros militares e policiais da Força Tática.

Tudo começou por volta das 8h15, desta segunda-feira, 01, com o incêndio sendo localizado no estacionamento do subsolo. No mesmo instante, na simulação, uma bomba explodiu em uma pizzaria, na parte superior, na entrada do Shopping. Um funcionário da manutenção do prédio se feriu.

Era também, o começo da operação para os brigadistas da casa, necessitando de executar as etapas de uma bem sucedida tarefa, que visava não só conter as chamas, mas ainda evacuar o público e evitar que alguém se ferisse.

Paralelo a tudo isso, ainda havia a necessidade de acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que chegariam minutos depois com uma grande estrutura, para a realização das demais ações.

Só o Corpo de Bombeiros Militar mobilizou quatro de suas principais viaturas, como Comando de Área, Auto-Bomba Tanque, Unidade de Resgate e Auto-Escada Mecânica, além da equipe da Companhia Independente de Busca e Salvamento (CIBS), para o trabalho em altura.

Aos policiais militares da Força Tática, a missão era localizar e conter o suposto meliante responsável pelos ataques com explosivos.

A ação foi intensa por cerca de uma hora, chamando a atenção de quem passava pelo local.

E para a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante Operacional do CBMTO, o resultado foi de êxito total entre os envolvidos.

“O resultado foi um sucesso. Sem alteração nenhuma e a gente conseguiu alcançar os objetivos”, explicou.

A simulação, para o Corpo de Bombeiros Militar, tem valor importante, pois alinha o trabalho dos envolvidos com as principais tarefas numa situação real. “Esse tipo de simulado dá condição de conhecer a estrutura e interagir com os brigadistas que trabalham no local, entender como funciona o acionamento deles, participar com eles dessa ação de segurança”, destacou a tenente-coronel.

Outra parte que tem ganhos elevados é a sociedade como um todo. “Para a comunidade, isso reflete diretamente em  segurança. Caso aconteça alguma ocorrência semelhante, ou diferente, o atendimento do Corpo de Bombeiros Militar e da brigada vai ser muito mais eficiente”, concluiu a comandante.

Post Anterior

Com velocidade de 403 km/h e custando R$ 40,5 milhões, conheça o carro mais caro do Brasil

Próximo Post

Crise de energia eleva produção de etanol e pressiona açúcar