Home»Cultura»Sessão solene foi realizada hoje na Assembleia em alusão ao Dia da Consciência Negra

Sessão solene foi realizada hoje na Assembleia em alusão ao Dia da Consciência Negra

Sessão homenageou acadêmicos, artistas, e representantes da luta racial no estado

Atualizada em: 22/11/2017 12:33

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Foi realizada na manhã de hoje, 22, uma sessão solene na Assembleia Legislativa do Tocantins, requerida pelo deputado Paulo Mourão, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que foi comemorado na segunda-feira, dia 20. Foram homenageados representantes de movimentos sociais que lutam pela igualdade racial e a preservação da cultura negra, como educadores, artistas, palestrantes, e ativistas. Além de apresentações de música, dança, e poesia, a sessão serviu de momento para reflexão e dar força à luta contra o preconceito, reconhecendo a importância da cultura negra para o Tocantins.

Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias

Uma das homenageadas, a teatróloga Maria Lúcia Rocha, conta que a celebração da data dá uma reabertura ao valor da cultura do Tocantins. “Temos uma origem afro-brasileira muito forte, e junto a todas as outras culturas – indígenas, brancos -, formamos uma base muito rica”.

Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícia

A mãe de santo Iá Isa Ciléia, ativista social, se sentiu muito orgulhosa pela conquista “É uma caminhada de muito tempo antes de mim. Agora somos reconhecidos pelas autoridades; antigamente éramos ‘macumbeiros, baderneiros’”. Ela faz trabalhos sociais com os jovens, contra o racismo, intolerância religiosa, sexual e quadros de depressão. “Devo isso aos meus orixás e a minha comunidade, aos evangélicos, católicos, todas as religiões.

Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias

“Temos uma história de 500 anos, e desses 500, 400 tem como base a escravidão. Culturalmente, politicamente, mentalmente, o Brasil ainda não se livrou dessa estrutura de separação. Apenas um dia é muito pouco para essa discussão na Assembleia, para o resgate dessa cultura, de todas as perdas que a população negra teve ao longo da história”, ressalta o deputado Alan Barbiero, que entregou um prêmio a um dos homenageados.

Post Anterior

Paulo Mourão será lançado nesta quarta-feira, 22, como pré-candidato ao Governo do Tocantins

Próximo Post

Ex-juiz Márlon Reis, que lança pré-candidatura ao Governo do Estado, revela possíveis alianças políticas