0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 25/09/2020 15:23

O sim mais aguardado, a autorização para doação de órgãos impacta dezenas de pessoas, não apenas o receptor, mas seus familiares e amigos, que também terão suas vidas mudadas após a doação ser concretizada.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Central Estadual de Transplante do Tocantins (Cetto), sabe da relevância desse ato, e realizará um momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro. A ação será realizada no domingo, 27, às 17 horas, na Praça dos Girassóis, próximo às escadarias do Palácio Araguaia.

Para a coordenadora da Cetto, Suziane Crateús, o momento será de reconhecimento. “Este mês é de gratidão a todas as famílias que disseram sim à doação, e assim ajudaram para que vidas fossem transformadas. Essa é uma oportunidade para parabenizá-las por este ato de amor ao próximo”, explica.

A ação terá uma programação breve, um momento reflexivo com os presentes segurando balões que representam a quantidade de pessoas que aguardam transplantes no Tocantins, no total 64. O evento seguirá os protocolos de segurança para evitar contaminação pela Covid-19, será realizado em local aberto, contará com a presença de poucas pessoas e estará disponibilizado, aos presentes, álcool em gel.

Data

O Dia Nacional de Doação de Órgãos, 27 de setembro, foi instituído pela Lei Federal nº 11.584/2.007 e tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância da doação. A data é celebrada no Setembro Verde, mês alusivo à doação de órgãos, onde são realizadas ações para esclarecimento sobre o assunto.

Post Anterior

Conselho de Desenvolvimento Econômico aprova incentivos fiscais para empresas de cinco municípios tocantinenses

Próximo Post

Mais 20 novos leitos clínicos são instalados na Unidade de Pronto Atendimento Norte