0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 30/04/2019 08:35

O canal Idearte Audiovisual já disponibilizou nesta terça-feira, 30, o primeiro episódio da Série Ruas e Quintais, do documentarista João Luiz Neiva, ambientada na histórica Porto Nacional, a 52 km de Palmas. O documentário revela as experiências lúdicas e traquinagens da época de criança e adolescência das pessoas que vivem ou viveram no Centro Histórico da cidade.
O autor contou ao Portal Orla Notícias que o documentário privilegia “as reminiscências infantis e juvenis recheadas de histórias que marcaram a trajetória de vida dos personagens”. De uma época em que o melhor era “brincar de esconde, picula, puxar a cordinha para assustar as beatas que vinham da reza”, relembra. 

Nas memórias dos portuenses aparecem trovas de brincadeiras tradicionais como ‘boca de forno, forno. Jacaranda, dá”… e ‘cai no poço’. Segundo João Neiva, sobrava imaginação nestas brincadeiras noturnas. Mas para a garotada, também significava o medo das histórias de assombração. 

Depois, na adolescência, apareceriam “os primeiros sinais dos namoricos, tudo isso ao som das eletrolas de vinil que tocavam as músicas sucesso no rádio”. Os mais velhos ao som do saxofone de Argemiro Assunção e sua banda, Jazz Cruzeiro do Sul, conta.  Outro destaque tradicional de Porto Nacional e seu centro histórico, era o carnaval de rua  no Pau d’Oleo, no trecho da “Rua João Aires Joca, entre Juquinha e Laudemiro Gomes”. 

(Série Ruas e Quintais)
https://www.youtube.com/watch?v=FMEBGtiVfCk
Post Anterior

Com mandado de prisão por estupro, jovem é preso suspeito de roubar celulares na região sul de Palmas

Próximo Post

Máquinas caça-níqueis são apreendidas durante operação “Aza-zahr”