Home»Cultura»Representantes da Adetuc participam de festividades do povo Krahô

Representantes da Adetuc participam de festividades do povo Krahô

Atualizada em: 23/04/2019 16:17

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Representantes do Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) prestigiaram uma das comemorações tradicionais do povo Krahô, realizada entre os dias 17 e 19 de abril, na Aldeia Manoel Alves, a 300 km de Palmas. 

A Festa da Lontra e do Peixe é a encenação de uma das mitologias do povo Krahô, relatando a relação humana com os animais e a natureza. Ao longo da comemoração, há cantos, danças e comidas típicas, como o paparuto, feito à base de mandioca e carne.

Etnoturismo

A festa contou com a participação do superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Adetuc, Sebastião Vieira de Melo, de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da empresa Tekoá, que está em processo de desenvolvimento do projetoVivência Tribal das Aldeias Krahô, que visa organizar vivências com o objetivo de um maior contato com as culturas tradicionais.

Povo Krahô

Pouco mais de 2 mil indígenas da etinia Krahô vivem no nordeste do Tocantins, na Terra Indígena Kraolândia, situada nos municípios de Goiatins e Itacajá. Fica entre os rios Manoel Alves Grande e Manoel Alves Pequeno, afluentes da margem direita do Tocantins. O Cerrado predomina, cortado por estreitas florestas que acompanham os cursos d’água.

Os Krahô chamam a si próprios de Mehim, um termo que no passado era provavelmente também aplicado aos membros dos demais povos falantes de sua língua e que viviam conforme a mesma cultura, os Timbira. Sua língua é o Timbira Oriental, idioma da família linguística Macro-Je.

Foto: Emerson Silva/Governo do Tocantins
Post Anterior

Homem suspeito de matar rival à facadas é preso em Miracema

Próximo Post

Vereadores da Capital aprovam criação das bancadas evangélica e católica