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⟳ Atualizada em: 13/12/2019 16:30

Uma pesquisa de opinião do Instituto DataSenado aponta a influência crescente das redes sociais como fonte de informação para o eleitor, o que pode em parte explicar as escolhas dos cidadãos na eleições de 2018. Quase a metade dos entrevistados (45%) afirmaram ter decidido seu voto levando em consideração informações vistas em alguma rede social. E a principal fonte de informação do brasileiro hoje é o aplicativo de troca de mensagens WattsApp, segundo o levantamento. Das 2,4 mil pessoas entrevistadas, 79% disseram sempre utilizar rede social.  

Os dados são da pesquisa nacional Redes Sociais, Notícias falsas e Privacidade na internet, realizada pelo DataSenado em parceria com as ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. O estudo, divulgado nesta semana, também abordou a privacidade de dados na internet e o cumprimento  dos brasileiros em relação às notícias falsas.

Os resultados indicam que os conteúdos nas redes sociais têm grande influência sobre a opinião das pessoas. Cerca de 80% dos participantes do levantamento compartilham essa percepção. Mas o percentual varia conforme a escolaridade: é de 76% entre cidadãos que tem ensino fundamental e chega a 90% entre os que têm escolaridade superior.

Enquete 1:  “Ao decidir seu voto durante um período de eleições, você já levou em consideração informação vistas em alguma rede social?”     

54% Responderam que não

45% Responderam que sim

1%   Não respondeu

 

Enquete 2:  “Ao decidir seu voto durante um período de  eleições, você já levou em consideração informações em algum dessas redes?”

Facebook:  31% sim     69%  não

WhatsApp : 29% sim      71%  não

Youtube   : 26% sim      74%  não

Instagram : 19% sim      81% não

Twitter     : 10% sim       90% não

Quanto a frequência com que meios de comunicação e redes sociais são  usados como fonte de informação, 79% dos entrevistados responderam que sempre utilizam o WhatsApp, enquanto  50% indicam que sempre recorrem à televisão e 49% sempre se informa pelo Youtube. Quanto mais alta a faixa de idade, maior o percentual de entrevistados que respondem utilizar sempre televisão como fonte de informação.  Por outro lado, para o instagram e Youtube, o padrão é inverso: quanto mais baixa a faixa de idade, maior o percentual de entrevistados que dizem usar sempre essas redes sociais como fonte de informação, segundo o DataSenado. Com relação às eleições, as redes sociais que tiveram maior impacto nas eleições foram o Facebook (31%), WhatsApp (29%), o Youtube (26%), o Instagram (19%) e o Twiter (10%).    

Enquete 3: “Com que frequência você utiliza os seguintes meios como fonte de informação ?”                             

                                            Sempre       as vezes        Nunca

WhatsApp                            79%               14%               6%

Televisão                              50%                36%             14%

Youtube                                49%                39%             12%

Facebook                              44%                35%              21%

Sites Oficiais                         38%                46%              16%

Instagram                               30%                30%               40%

Rádio                                      22%                40%               37%

Jornal Impresso                      8%                31%               61%

Twitter                                      7%                13%               80%

 

Enquete 4: “Em geral, o que você acha que o conteúdo nas redes sociais influenciam a opinião das pessoas?”

Muito             83%

Pouco             15%

Nada                 2%

Apesar de mais gente usar as redes sociais para se informar, o brasileiro esta atento ao problema das notícias falsas, as chamadas fake news, mas quase a metade dos entrevistados (47%) considera ser difícil de identificar a veracidade das informações recebidas. Por outro lado, aproximadamente oito em cada dez entrevistado já identificou notícias falsas em rede social. E na maioria ( 82% ) também diz verificar se uma noticia é verdadeira antes de compartilhá-la.

Para quase t`rês em cada quatro entrevistados (73%), o mais importante para considerar uma notícia confiável é a fonte que publicou. Já 24% consideram que a pessoa que enviou a noticia é de credibilidade à informação compartilhada. Entre os entrevistados que afirmaram ter identificado uma noticia falsa, 58% relataram que isso prejudicou a confiança deles nas redes sociais. Três em cada quatro entrevistados (77%) acreditam que, nas redes sociais, noticias falsas têm mas visibilidade do que as notícias verdadeiras.

Além disso, 62% dos entrevistados discordam que informações publicadas em redes sociais são mais confiáveis do que informações publicadas na mídia tradicional como Tv e Jornal. A maior parte dos brasileiros com acesso a internet (90%) acha que as redes sociais deixam as pessoas mais a vontade para se expressar opiniões preconceituosas,, de acordo com o levantamento.

A maioria dos entrevistados (96%) acredita que quem compartilhar conteúdos falso em redes sociais devem ser punidos. A maioria (69%) também acredita que quem criou o conteúdo falso deve ser punido. Além disso, para 68% dos entrevistados, a punição deve abranger a rede social.

Nove em cada dez entrevistados (90%) acreditam que o governo deve fazer campanhas de conscientização sobre notícias falsas . também nove entre dez entrevistados ( 91% ), as redes sociais devem colocar aviso sobre o risco de compartilhamento de notícias falsas. Nesta pesquisa, foram entrevistados 2,4 mil cidadãos que tem acesso à internet, em toda as unidades da Federação, por meio de ligações telefônicas fixos e móveis, no período de 17 a 31 de outubro. A amostra é estratificada, totalmente probabilística, com alocação proporcional à população, segundo o IBGE. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de  confiança de 95%. Fonte: agência Senado.

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