Home»Agronegócio»Quintal Verde: 100 toneladas de sementes são entregues ao agricultor familiar

Quintal Verde: 100 toneladas de sementes são entregues ao agricultor familiar

R$ 13,4 milhões serão destinados a programas de assistência ao homem do campo

Atualizada em: 14/12/2017 12:56

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Foram entregues na manhã de hoje, 14, 100 toneladas de sementes destinadas à agricultura familiar, que serão distribuídas em 103 municípios do estado, para o lançamento do programa Quintal Verde. A entrega aconteceu no auditório da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias
Presidente do Ruraltins Pedro Dias Correia da Silva. Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias Correia da Silva, conta que o programa consiste em levar tecnologia para o agricultor familiar. “Ele às vezes gasta muito com o preparo de solo e acaba sobrando apenas para a plantação de semente comum. O fomento vem para mostrar que os insumos modernos são indispensáveis. As sementes entregues serão de milho, feijão e 16 espécies de hortaliças”.

Ele ainda fala sobre outro novo programa, o Inovação do Campo, uma parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. “É a primeira vez que a ANATER repassa recursos para o Tocantins. Esses recursos serão destinados ao fortalecimento das nossas ações de assistência técnica, extensão rural, custeios e capacitação”.

Gerente de crédito rural da ANATER Ana Luíza Lobo. Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias

O convênio Quintal Verde é composto por quatro etapas, explica a gerente de crédito rural da ANATER, Ana Luíza Lobo. “Primeiro temos o cadastro de 10 mil famílias; para isto, técnicos foram a campo cadastrá-las através de questionário simples, com informações pessoas sobre atividade e renda. Para ser beneficiado pelo programa, é necessário ter uma renda de até quatro salários mínimos. Depois tem a entrega das sementes em cada unidade local, e por fim, a elaboração de uma cartilha que será entregue com as sementes em reuniões realizadas com os cadastrados”.

Os investimentos totalizaram 13,4 milhões, e serão destinados, além dos dois programas citados, ao Programa de Aquisição de Alimentos, que beneficia entidades socioassistenciais com doações de alimentos, e ao Fomento às Unidades Produtivas Rurais, que leva ações de inclusão produtiva rural a 1000 famílias no estado.

Imagem: Pedro Monteiro / Orla Notícias

A vice-governadora Cláudia Lelis compareceu ao evento, e ressaltou a importância que esse tipo de programa tem para o homem do campo, garantindo sua segurança alimentar. Ela ainda parabenizou o trabalho dos deputados federais. “A bancada vem fazendo ações e contribuindo para a qualidade de vida do tocantinense”. Ela se refere a emenda parlamentar do deputado federal Cesar Halum, que possibilitou a execução do Quintal Verde, com o repasse de R$ 1,2 milhões, com contrapartida do governo do estado.

Post Anterior

Nova presidência do Sindepol

Próximo Post

Jovem é morto a tiros em suposto acerto de contas, em Araguaína