0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 14/01/2020 17:15

A concessionária de Energia do Tocantins, Energisa, percorreu 41 municípios tocantinenses para realizar ações culturais e sociais. Para quem participou da iniciativa, foi um momento para aproveitar sessões de cinema, apresentações de teatro, experiências científicas, palestras sobre segurança e uso racional de energia e usufruir de serviços como trocas de lâmpadas e cadastro na tarifa social de energia. 

No primeiro semestre, o projeto itinerante Ligados esteve em 11 municípios para realizar atendimento aos clientes e promover sessões de cinema, com pipoca e algodão doce, tudo gratuito para a população. Já o projeto Nossa Energia, que é realizado a bordo de um caminhão equipado com sala de multimídia e espaço interativo, percorreu todas as regiões do estado, totalizando 41 municípios contemplados pelas ações culturais e sociais da Energisa ao longo do ano. 

A professora Lídia da Silva Tavares aproveitou a parada do caminhão em Taipas para levar os alunos para conhecer mais sobre o mundo da energia elétrica. “Tivemos um momento muito proveitoso com os alunos no caminhão da Energisa, em que fizeram experiências e o palestrante falou sobre dicas de economia de energia. Esse projeto é muito interessante, os alunos gostaram bastante”, afirma Lídia. 

Palestras e Tarifa Social

Em 2019, foram realizadas 425 palestras em 378 escolas, com participação de 6.404 alunos. Ao longo no ano, mais de 3.423 pessoas assistiram às sessões de cinema e 2.217 às apresentações teatrais. “A estrutura do caminhão é muito boa. Eu aprendi muita coisa, como não pegar em aparelhos com a mão molhada. Também não devemos utilizar muitos aparelhos em uma só tomada porque isso pode sobrecarregar e pegar fogo e nem podemos mexer em fios sem equipamentos adequados porque isso pode ser um risco para nossa vida”, conta Érick Xavier Martins, de 11 anos. 

Quase 5 mil pessoas foram incluídas no cadastro de Tarifa Social de energia e 38,9 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes foram substituídas por lâmpadas de LED. “Buscamos levar conhecimento, entretenimento e serviços a todos os cantos do estado, até mesmo nas localidades mais distantes. Em 2019 nós visitamos várias cidades, levando cultura, diversão e arte por meio das atrações oferecidas pelo Projeto Nossa Energia”, explica o analista de Eficiência Energética da Energisa, Domingos Pinto Costa Júnior. 

O Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energéticaregulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel),com objetivo de compartilhar informações e promover uso racional dos recursos. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população. 

Post Anterior

Mato Grosso é o maior produtor brasileiro de grãos

Próximo Post

Feira das Manas terá edição comemorativa de aniversário neste sábado, 18; confira as atrações culturais