0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 26/03/2018 12:08

O prazo para pagamento da primeira parcela dos novos boletos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de Palmas, com desconto de 10%, se encerra na próxima quinta-feira, 29. Os documentos com os novos valores foram liberados para consulta no site da prefeitura no dia 15 e somente podem ser consultados pelo site da Prefeitura de Palmas e no Resolve Palmas.

No dia 1º deste mês, uma decisão liminar do Tribunal de Justiça suspendeu os aumentos e determinou que o valor de 2018 será igual ao de 2017, unicamente com a reposição da inflação. Segundo a assessoria da prefeitura, quem pagou os boletos anteriores terá o valor excedente devolvido após a decisão judicial definitiva.

Os antigos valores do IPTU causaram reclamações por trazerem aumento entre 30% e 35%, em relação ao valor do ano anterior. Em alguns casos, chegaram a 300%. De acordo com o município, os novos boletos têm a mesma base de cálculo vigente em 2017, acrescida de correção de 2,94% referente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) dos últimos 12 meses.

Porém para o prefeito Carlos Amastha(PSB), mesmo diante da decisão liminar do Tribunal de Justiça e de inúmeras reclamações de contribuintes, o acréscimo no valor do tributo é justo e possibilitará novos investimentos em Palmas. “Não houve aumento de IPTU, mas uma atualização da chamada planta de valores”, afirmou.

Sobre uma possível queda de investimentos causada pela redução da arrecadação ocasionada pela decisão do TJ, o prefeito afirmou que será suprida por novas fontes de investimentos em nível federal e internacional “Os recursos serão compensados e a população não será penalizada. O maior problema continua sendo os especuladores e os grandes vazios urbanos”, completou.

A reportagem do Orla Notícias questionou a Prefeitura sobre quantas contribuintes já haviam feito o pagamento dos novos boletos e qual valor havia sido arrecado. Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que está aguardando o envio das informações por parte da equipe responsável. Tão logo chegue ao nosso conhecimento elas serão repassadas. 

Post Anterior

Governador Marcelo Miranda faz reunião 'à portas fechadas' com primeiro escalão: vídeo de 'despedida' será publicado ainda hoje

Próximo Post

Portas fechadas