0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 20/10/2021 15:44

Durante a 18º sessão ordinária da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi confirmada por unanimidade a decisão que afastou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por um período de seis meses à frente do governo do Estado. 

A sessão aconteceu na tarde desta quarta-feira, 20. A decisão tomada pelo ministro e relator do caso, Mauro Campbell, foi acompanhada pelos outros ministros que participaram da sessão de forma remota. 

Operações policiais conjuntas no Tocantins 

Em cumprimento à ordem deferida por ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram nesta manhã, 20, duas operações policiais complementares no Estado de Tocantins com o objetivo de desarticular organização criminosa – ORCRIM que executou uma série ações para supostamente impedir ou obstruir investigações que apuravam ilícitos relacionados à cúpula do Governo do Estado do Tocantins.

Os inquéritos, que tramitaram sob sigilo na Corte Especial do STJ, indicaram a presença de fortes indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos, bem como indicou a integralização dos recursos públicos desviados ao patrimônio dos investigados.

As investigações, iniciadas há quase dois anos, reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados. Além da obtenção de novas provas, as operações buscam interromper a continuidade das ações criminosas, identificar e recuperar ativos frutos dos desvios, resguardar a aplicação da lei penal, a segurança de testemunhas e a retomada das Instituições Públicas.

O teor das decisões proferidas pelo Ministro Relator dos Inquéritos foi antecipado aos demais membros da Corte Especial do STJ, as quais serão submetidas ao colegiado para referendo. 

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa do governador Mauro Carlesse e no Palácio Araguaia

 

Post Anterior

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na casa do governador Mauro Carlesse e no Palácio Araguaia

Próximo Post

Rota Gastronômica do 15º FGT tem início nesta quinta-feira, 21