0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 09/07/2022 19:44

“Estou com minha mãe, que é idosa, há uma semana internada aqui e está sendo bem cuidada, fazendo exames e aguardando os resultados. Agora ela está em um novo leito da Sala Amarela e aqui é muito bom”. Assim a dona de casa, Silvana Dias, moradora de Tocantinópolis avaliou o trabalho da equipe multiprofissional do Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG), referência para 24 municípios do Bico do Papagaio e que recebeu 21 novos leitos, no sábado, 09.

Do total de leitos, 10 são de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta convencional, 08 leitos de Sala Vermelha, 03 leitos de Sala Amarela e foram entregues pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). “Entregamos a ampliação dos serviços na Região do Bico do Papagaio o que fortalece toda a rede de saúde tocantinense, uma vez que os pacientes atendidos em sua região deixarão de ser transferidos para Araguaína, por exemplo, o que amenizará a lotação do Hospital Regional de lá”, disse o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

O gestor acrescentou que “aliado aos leitos, temos entregado equipamentos  a todas as unidades hospitalares geridas pelo Estado do Tocantins, para que os atendimentos, principalmente em ortopedia, sejam feitos de forma célere e regionalizada. Somente para o Regional de Augustinópolis, paralelo a estes leitos, já entregamos mais de um milhão em equipamentos como arco e mesas cirúrgicas, raio-x e cardioversores, entre outros”, frisou.

O secretário afirmou ainda, que “gostaria de destacar o trabalho de todas as equipes envolvidas neste processo, que compreendem os técnicos que ficam na sede da Secretaria, em Palmas e os profissionais que atuam no Hospital Regional de Augustinópolis. A união destes esforços promove o que estamos fazendo hoje: entregar mais serviços, de qualidade para a população usuária do SUS”, finalizou.

Para a diretora geral do HRAUG, Cristiane Uchoa, “este é um fortalecimento do serviço de urgência e emergência para pacientes críticos e em estado grave. Somos uma região com recordes em acidentes de trânsito e ofertar este atendimento evita a transferência dos pacientes e garante que ele se recupere perto de seus familiares”, enfatizou.

A equipe que atua no HRAUG aprovou as melhorias feitas na unidade. “Estou a 18 anos trabalhando aqui e é a primeira vez que vejo um investimento e um olhar direcionado para a saúde desta região. Isso nos emociona e nos motiva a continuar com nosso trabalho, sabendo que nossos esforços são fortalecidos”, afirmou o médico clínico e ultrassonografista, coordenador do Pronto Socorro do HRAUG, Marcelo Romão.

Cirurgias

Com o fortalecimento do Pronto Socorro e os leitos de UTI, o HRAUG conta agora com 133 leitos e produzirá mais cirurgias eletivas e de maiores complexidades. A unidade realizou 151 cirurgias eletivas de janeiro a junho de 2022, com destaque para o retorno das cirurgias de angiologia e otorrrinolaringologia, mutirão de procedimentos urológicos e a realização de artroscopias por vídeo, algo inédito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Bico do Papagaio.

Atendimentos

Mensalmente o HRAUG atende em média 1.900 pacientes na urgência e emergência e 1.300 ambulatoriais.

Obras

O HRAUG segue em obras para a construção da maternidade que contará com 46 leitos. Os investimentos em reforma e ampliação compreendem cerca de R$ 23 milhões.

Post Anterior

Alienação eleitoral cresce no Brasil, especialmente entre jovens e no Sudeste

Próximo Post

Polícia Militar prende mulher por Tráfico de Drogas em Tocantinópolis