⟳ Atualizada em: 11/02/2019 18:18
O secretário de Estado da Infraestrutura, Renato de Assunção e o presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Virgílio Azevedo, receberam os jornalistas na tarde desta segunda-feira, 11, durante coletiva de imprensa a respeito da ponte de Porto Nacional.

A coletiva acontece Secretaria de Estado da Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinf), em Palmas. Os representantes das pastas disseram aos jornalistas que a decisão de interditar a ponte, foi embasada em estudos técnicos realizados pelos órgãos estaduais. De acordo com o estudo, os pilares centrais estão com deformação e, por isso, a ponte está condenada momentaneamente para o tráfego.
Uma empresa chegou a ser contratada, em 2017, para realizar as obras de construção de uma nova ponte, existe um recurso aprovado, mas com liberação pendente. Ouça:
Cerca de três equipes de topografia fazem estudos na ponte, pelo menos, três vezes ao dia. A expectativa é que uma empresa seja contratada para fazer uma análise mais criteriosa. A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros foram consultados para fazer transporte de pessoas, além das balsas. A previsão da Agência Tocantinense de Transportes e Obras é que a balsa comece a operar em 15 dias. O Governo está discutindo a possibilidade de subsidiar parte da tarifa. Ouça audio:

Construída entre os anos de 1976 e 1979, a ponte de 900 metros liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Agora, o Governo estuda a possibilidade recuperação da estrutura ou a construção de uma nova. Ouça audio:
Interdição
No início de fevereiro deste ano, engenheiros e técnicos da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) fizeram levantamento topográfico na superestrutura da ponte.
Desde a última quinta-feira, 07, a ponte do Rio Tocantins, no município de Porto Nacional, está totalmente interditada. A decisão foi tomada, de acordo com o Governo do Estado, por precaução até que os serviços topográficos sejam finalizados. Além dos trabalhos de topografia, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) iniciou as obras que vão possibilitar a travessia de balsa no local.
Para quem usa a TO-255 para chegar a Palmas ou necessita ter acesso ao trecho da TO-255, que liga Porto Nacional a BR-153, a alternativa é utilizar a rota que engloba as TO’s -454/455/080, que liga os Distritos Escola Brasil e Luzimangues, e realizar a travessia pela Ponte Fernando Henrique Cardoso.
MPE
No dia 30 de janeiro, o Ministério Público do Tocantins (MPE), requereu novamente, o cumprimento da decisão judicial que obriga o Governo do Tocantins a adotar medidas para garantir a segurança dos usuários que trafegam pela ponte que faz a travessia do rio Tocantins em Porto Nacional.
Na ação, o MPE expôs que, no ano de 2011, um laudo técnico apontou aumento significativo de danos na infraestrutura da ponte em relação ao diagnóstico de 2003, situação que levou, na época, à restrição do tráfego de veículos com peso acima de 30 toneladas e limitação de velocidade. Em 2014, foi aberto ainda pelo MPE, o processo licitatório para a construção de uma nova ponte, mas as obras não iniciaram.
Já em 2015, o MPE recomentou a realização de nova análise técnica e fiscalização, mas diante da omissão do Estado do Tocantins, acionou os responsáveis judicialmente. Os promotores Vinícius de Oliveira, Márcia Stefanello e Rodrigo Grisi destacam, ainda, que o laudo de 2011 enfatizava que a ponte entraria em colapso, em algum momento nos próximos 10 anos, ou seja, a partir de 2020, com aumento de 10% da probabilidade de ocorrência a cada ano.