0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 18/05/2018 17:25

O lago da  Usina Hidroelétrica Luiz Eduardo Magalhães deve está para peixes pelo menos essa é a expectativa de cerca 400 pescadores que vão participar do 9° Torneio de Pesca ao Tucunaré, que está sendo realizado em Porto Nacional. 

O campeonato de pesca esportiva está movimentando a cidade neste sábado, 19. Com transmissão da Fish TV e apoio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, o Torneio de Pesca ao Tucunaré espera bater recordes com mais de 150 embarcações. 

O portal Orla Notícias conversou com proprietário de uma loja náutica, Adélio Ferreira da Cunha, organizador do evento esportivo. “Quando eu abrir a loja na beira do lago em 2009, surgiu a ideia de realizar um torneio de pesca esportiva. No começo eram apenas 25 equipes. Hoje são cerca de 150 equipes, sendo cada uma formada por três pescadores”, lembra. 

Vence a disputa quem conseguir pescar os maiores peixes. Em todo o percurso serão quatro pontos para medição e pesagem dos peixes, que devem ser soltos de volta no lago. Cada equipe pode pescar até seis peixes. 

“Só vale tucunaré acima de 35 cm. Os cinco primeiros lugares vão ganhar troféu e medalhas. É um momento muito esperado por nós”, conta Adélio Ferreira da Cunha, organizador do evento esportivo. A competição busca também a conscientização contra a pesca predatória. 

A prática do esporte é vista com grande potencial para turismo. O município é um dos destinos prediletos dos praticantes do esporte devido ao vasto lago e uma diversidade de espécies de peixes, como o tucunaré azul. A pesca esportiva, também conhecida como “pesque e solte”, utiliza-se apenas de vara de pesca, molinetes ou carretilhas, linha, anzol e iscas artificiais. Entre 6h30 e 8h as embarcações foram fiscalizadas. O final do torneio está marcada para às 17h com tolerância de 15 minutos. A premiação acontece às 19h, com sorteio e show.

O torneio ainda conta com apoio da Polícia Militar, Marinha do Brasil, CIPAMA, Corpo de Bombeiros, Naturatins e Guarda Municipal. 

Post Anterior

Sábado de protesto pacífico contra violência no trânsito em Palmas: vídeos e galeria de fotos

Próximo Post

De garçonete a Miss: "recebi muitos 'nãos', mas não era hora de desistir", diz a portuense que vai disputar Miss Brasil 2018