0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 04/12/2019 17:55

Com 15 anos de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros Militar, sendo 13 ao CBM-TO e 2 ao CBM-GO, a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno será a primeira mulher a comandar um Batalhão de Bombeiros no estado. Atual Diretora de Ensino e Pesquisa do CBM, Andreya vai tomar posse na próxima sexta-feira, 06, às 8h30, no 1º BBM, em Palmas.

Oriunda do concurso de 2006, na turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO), a tenente-coronel conquistou a única vaga destinada às mulheres à época, com 25 anos de idade. Entre suas funções na instituição no Tocantins, foi Secretária-Geral durante 5 anos e há 6 meses é a atual Diretora de Ensino e Pesquisa. Durante 2 anos, Andreya esteve no Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, para o Curso de Formação de Soldados.

Inspiração

“Sei da responsabilidade que carrego por representar um grupo de mulheres que têm esse sonho de ‘chegar lá’. Quando você vê alguém chegar a uma função tão importante, você abre uma esperança pra si mesmo. Que minha posse como comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar sirva como inspiração para outras mulheres”, disse Andreya.

A tenente-coronel tem 38 anos de idade, é mãe de três filhos e não nega que há um desafio na execução do cargo e até mesmo um receio quanto à aceitação da sociedade quanto a tê-la no cargo, onde sempre foram os homens a ocupar as funções de comando. Contudo, revela que se formou para chegar a essa posição um dia, e sua posse é fruto de muitos anos de dedicação e estudo. “Não vejo que terei problemas”, assegura. “O oficial combatente é formado muito mais para o comando de tropas do que para as funções administrativas”, completou a tenente-coronel.

Em sua nova função no 1º Batalhão de Bombeiros, Andreya Bueno vai fazer a gestão de recursos, de efetivo e emprego de equipamentos nas atividades. Sob seu comando estarão 194 militares de quatro companhias e um pelotão, atuando em funções operacionais e administrativas.

Competente

Para o Comandante-Geral do CBM-TO, coronel Reginaldo Leandro da Silva, a tenente-coronel Andreya reúne capacidade técnica e muita competência para estar à frente dessa nova missão. “O 1º Batalhão de Bombeiros em Palmas é a maior unidade no Tocantins e para nós é uma grande satisfação ter uma mulher, pela primeira vez, à frente do comando. Desejamos à tenente-coronel Andreya todo o sucesso. Esse é um momento de celebração para a corporação”, destacou o coronel.

Post Anterior

Operação "Marias": doze pessoas foram presas no Tocantins

Próximo Post

“Natal Para Todos” em Porto Nacional terá árvore de natal gigante, luzes, casa do papai noel e pontos de coleta de donativos

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *