0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 27/04/2022 15:50

Atualmente, cerca de 25% dos jovens em idade produtiva no Tocantins nem estudam, nem trabalham. Uma realidade preocupante e que merece urgentemente a atenção das autoridades na elaboração de políticas públicas de enfrentamento desses problemas, segundo Ataídes Oliveira, pré-candidato ao Senado. 
“Temos um número alarmante de jovens no Tocantins que estão sem esperança, que acabam indo para o crack, para o crime, para a prostituição. Precisamos resgatar esses jovens, porque eles são uma força robusta de trabalho para o Tocantins e para o Brasil”, afirmou Ataídes Oliveira, que é empresário e presidente do Grupo Araguaia com atuação em diversos Estados.  
Para superar essa dificuldade, dar esperança para os jovens tocantinenses e fortalecer a economia do Estado, uma alternativa defendida por Ataídes Oliveira é o incentivo e a ampliação de cursos profissionalizantes no Estado. 
“A porta de entrada das pessoas no mercado de trabalho é o curso profissionalizante. No mundo inteiro é assim. Os países mais desenvolvidos investem fortemente neste tipo de qualificação para formar mão-de-obra para atender às necessidades do mercado. Depois a tendência natural é buscar o aperfeiçoamento na educação universitária. Mas é preciso criar essa oportunidade para esses jovens e dar a chance deles abrirem as portas do mercado de trabalho. Isso a gente faz com os cursos profissionalizantes”, afirma Ataídes Oliveira. 
Conforme a pesquisa de Sondagem Industria do 1º trimestre de 2022 feita pela Federação da Indústria do Estado do Tocantins (FIETO), um dos principais problemas enfrentados pelos empresários tocantinenses é a falta de mão-de-obra qualificada. “Esse é um problema que impede o desenvolvimento do Tocantins, por isso tem que ser enfrentado como uma ação pública de Estado. Eles não podem mais virar as costas para o problema e fingir que não existe. É um caso preocupante e que provoca sérias consequências para o futuro de nossos jovens”, destacou Ataídes Oliveira. 
Como empresário com atuação em diversos setores no Tocantins e em outros Estados, Ataídes Oliviera entende bem a importância do trabalho. Ao longo de mais de três décadas de atuação empresarial com o Grupo Araguaia, Ataídes já gerou mais de 70 mil empregos diretos. Apenas com a inauguração do Shopping Araguaia, em Gurupi, foram gerados mais de 800 empregos diretos, sem contar os mais de 1 mil postos de trabalho criados durante a construção do empreendimento. “O emprego traz dignidade e esse é um bem incalculável na vida de uma pessoa”, reforçou Ataídes.
O assunto foi abordado durante entrevista ao programa Gerônimo Cardos Podcast, divulgado nesta terça-feira, 26.
Post Anterior

EM ENCONTRO COM BOLSONARO, WHATSAPP CONFIRMA COMUNIDADES APENAS APÓS AS ELEIÇÕES

Próximo Post

Bolsonaro participa de ato em apoio a Daniel Silveira no Palácio do Planalto