0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 16/08/2019 13:56

O dia 25 de agosto assinala a passagem do Dia do Soldado. Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro, nasceu em 25 de agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-Reino de Portugal.

Em 25 de agosto de 1923, a data de seu aniversário natalício passou a ser considerada como o Dia do Soldado do Exército Brasileiro. O Duque de Caxias prestou ao Brasil mais de 60 anos de excepcionais e relevantes serviços como político e administrador público de contingência e como soldado de vocação e
de tradição familiar, a serviço da unidade, da paz social, da integridade e da soberania do país. 

Reverenciar Caxias é uma forma de cultuar a todos os que, por amor à Pátria, lutaram para forjar a nacionalidade brasileira, expulsando o invasor estrangeiro, pacificando os conflitos internos, consolidando a independência, criando o amálgama de credos, raças e tradições, tão necessários para a identidade de
uma Nação que deseja ser forte e soberana.

Caxias é o Exército; é o Brasil! Simboliza e personifica o patriotismo, natural do Soldado Brasileiro. Todos os valores morais, físicos e intelectuais do militar exemplar, Caxias os possuía: a generosidade, a dedicação, o destemor, o desinteresse e o entusiasmo. Herói ilustre que soube combater e vencer com
bravura, em todos os momentos em que o chamou o serviço da Pátria. Caxias – O PACIFICADOR – nosso maior Soldado.

Nos dias atuais, seu exemplo continua a inspirar inúmeros cidadãos fardados que, anonimamente e deforma silente, defendem as fronteiras e guarnecem os mais de oito milhões de quilômetros quadrados do território nacional. Pensar o Soldado, aquilo que ele representa, o imaginário de suas ações, por si só, traduz a essência do
militar. A vocação e o amor à profissão, o desprendimento, o heroísmo, a disponibilidade permanente e a dedicação exclusiva são características peculiares que ficam impregnadas em sua alma e o distinguem.

PROGRAMAÇÃO

O 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) – Batalhão Tocantins, sediado em Palmas, realizará diversificada programação alusiva ao Dia do Soldado 2019. As atividades comemorativas serão desenvolvidas durante toda a Semana do Soldado, no período de 17 a 25 de agosto. Consta da programação a visitação de escolas
ao quartel, palestras em universidade e escolas de ensino médio e fundamental, doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea, exposição de material, formatura geral da Organização Militar alusiva ao Dia do Exército, Corrida do Soldado e apresentação da Banda de Música.

EXPOSIÇÃO DE MATERIAL

Haverá uma Exposição de Material do Exército nas instalações do Shopping Capim Dourado no período de 17 a 25 de agosto de 2019, no horário das 12:00 às 21:00 horas. Consta do projeto a exposição de uma viatura Agrale Marruá Militar, iglus, material operacional conduzido na mochila, uniformes, equipamentos de uso pessoal em ações militares, apresentação de vídeos e distribuição de material de divulgação alusivos ao Dia do Soldado e formas de ingresso nas escolas da instituição.
A abertura da Exposição será realizada no sábado, 17, às 11:00 horas e o encerramento somente ocorrerá no domingo, 25, às 19:00 horas.

DOAÇÃO DE SANGUE E CADASTRO DE DOADOR DE MEDULA ÓSSEA

A Unidade Móvel do Hemocentro de Palmas (TO) permanecerá no quartel do 22° BI no horário das 08:00 às 17:00 horas do dia 20 de agosto (terça-feira), para realizar a coleta das doações de sangue e cadastro de doador de medula óssea dos militares voluntários. É a terceira vez, no período de cinco meses, que o 22º BI realiza esta atividade.

PALESTRAS EM UNIVERSIDADE E ESCOLAS

Serão realizadas palestras alusivas ao Dia do Exército, em Estabelecimento de Ensino Superior e Escolas de Ensino Médio e Fundamental, com ênfase para as formas de ingresso na carreira militar.

FORMATURA DO DIA DO SOLDADO

As comemorações culminarão com uma formatura geral dos integrantes do 22° BI, oportunidade em que ocorrerá a entrega de medalhas e condecorações aos militares da ativa. A solenidade contará com a presença de autoridades do estado do Tocantins, de familiares dos militares e de professores e alunos de
escolas de Palmas.

VISITAÇÃO DE ESCOLAS AO QUARTEL

Alunos do Ensino fundamental da Escola de Tempo Integral Duque de Caxias – Caroline Campelo, do Setor Santa Fé II, e do Colégio Dom Bosco Taquaralto terão a oportunidade de visitar as instalações do quartel na sexta feira, 23, e assistir à exposição sobre o trabalho e o material individual utilizado pelo Soldado do Exército.

CORRIDA DO DIA DO SOLDADO

A Corrida do Soldado será realizada no dia 25 de agosto de 2019 (domingo), no horário das 08:00 às 09:30 horas, com a participação de civis, militares e familiares. A largada será na pista de corrida de Praia da Graciosa. O percurso desenvolver-se-á nas imediações com a chegada no mesmo ponto de largada.

APRESENTAÇÃO DA BANDA DE MÚSICA

Uma atração musical marcará o encerramento das comemorações da Semana do Soldado. A Banda de música do 22º BI fará uma apresentação na praça de alimentação do Shopping Capim Dourado no domingo, 25, às 19:00 horas.

CRONOGRAMA DE EVENTOS DA SEMANA DO SOLDADO

Dia Horário Atividade Local 17 a 25 11:00 às 21:00 h Exposição de material Shopping Capim Dourado

19 08:00 h Palestra Colégio Ulbra de Palmas
08:00 às 17:00 h Doação de Sangue e Cadastro de
Doador de Medula Óssea Quartel do 22º BI
20
13:30 h Cultos religiosos Quartel do 22º BI
14:00 h Palestra ETI Duque de Caxias – Caroline
Campelo
21 19:30 h Palestra Centro Universitário Católica do Tocantins

22

09:00 h Palestra Colégio Olimpo de Palmas
12:00 h Almoço comemorativo Refeitório do 22º BI
13:30 h Doação de roupas e alimentos ONG Meninas de Deus

23
09:00 h Solenidade alusiva ao Dia do Soldado Pátio de Formaturas do 22º BI
09:00 às 11:00 h Visitação de escolas Instalações do 22º BI
24 07:00 h Exposição de material Tiro de Guerra de Porto Nacional

25

08:00 h Corrida do Soldado Praia da Graciosa
19:00 h Encerramento da Exposição de
material Shopping Capim Dourado
19:00 h Apresentação da Banda de Música Praça de alimentação do Shopping Capim Dourado

Post Anterior

PSL Tocantins realiza evento estadual de filiação neste sábado, 17

Próximo Post

Prefeito de Colinas do Tocantins, Adriano Rabelo assina contrato de R$ 30 milhões com a Caixa e prevê salto na economia