Home»Destaque»Novo golpe no WhatsApp: Bandidos usam marca Faber-Castell para furtar dados de usuários

Novo golpe no WhatsApp: Bandidos usam marca Faber-Castell para furtar dados de usuários

Atualizada em: 08/01/2019 14:48

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Circula no WhatsApp e no Facebook Messenger um novo golpe que promete dar ao usuário, gratuitamente, uma caixa de lápis de cor da marca Faber-Castell. Porém, o objetivo da “promoção” é nada mais nada menos que roubar dados pessoais e instalar aplicativos maliciosos no celular de quem tentar faturar o “brinde”. 

Os links são enviados via mensagem e ao clicar, os usuários são direcionados a um site onde uma mensagem sobre a amostra grátis é exibida. O usuário então deve preencher um formulário que pede nome, contato e endereço para receber o brinde.

Foto: Reprodução/WhatsApp

Como sempre, após o preenchimento dos dados é preciso compartilhar o link do site com cinco amigos no WhatsApp, o que fez com que se espalhasse o golpe. 

Segundo o jornal Folha de São Paulo, a campanha da falsa promoção começou a circular desde o dia 3 de janeiro e já registrou mais de 600 000 acessos até a manhã desta segunda-feira, 7. Ainda não foi possível determinar a quantidade de vítimas atingidas pelo golpe. Atenção: para que a fraude seja concluída é preciso que a vítima chegue até o fim do processo.

O que acontece no final depende do modelo do celular de cada pessoa. Para quem tem celular com sistema Android pode ver a oferta depois de uma indicação para instalar um aplicativo malicioso ou ser encaminhado à uma página com várias propagandas, o que faz com que os bandidos lucre com isso. 

Já para quem usa iOS (iPhone) o golpe é por meio de aplicativos verdadeiros, que fazm parte de esquemas em que os criminosos são pagos por cada instalação feita pelos usuário.

Em nota, a Faber-Castell informa que “não está realizando nenhuma ação promocional via canais de terceiros” e esclarece que suas promoções acontecem por meio de seus canais oficiais, como sites e redes sociais.

Post Anterior

1º pesquisa de 2019: veja onde encontrar o gás de cozinha mais barato em Palmas, segundo Procon

Próximo Post

Cassação

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *