0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 08/11/2019 15:02

O câncer de próstata se apresenta de forma silenciosa. Não apresenta sintomas e quando sim, os mesmos são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

“Daí a importância do homem ir ao médico regularmente, fazer os exames necessários para que haja o diagnóstico precoce que possibilita maior chance de cura com o tratamento adequado”, destaca a diretora de Vigilância em Saúde, Marta Malheiros, que cita a campanha Novembro Azul como ideal para o homem colocar a sua saúde em dia. A detecção é feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. 

Fatores

Segundo o Inca, alguns fatores como a idade aumentam o risco desse câncer, uma vez que tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos; pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos; excesso de gordura corporal; exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias químicas, mecânica e de transformação de alumínio), arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.

Centros de Saúde da Comunidade

Em Palmas, os Centros de Saúde da Comunidade começam a partir da próxima semana a realizar ações de promoção à saúde do homem. Na segunda-feira, 11, o CSC da Arse 82 (806 Sul) terá atendimento noturno, a partir das 18 horas, com consulta médica, auriculoterapia e ventosaterapia com fisioterapeuta, atendimento odontológico, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A unidade também realiza programação na quinta, 14, somente pela manhã a partir das 8 horas, com consulta médica, atendimento odontológico, orientação nutricional, atividade educativa em sala de espera, teste rápido para ISTs.

Também na segunda, 11, o CSC Mariazinha (Buritirana) realiza, nos períodos da manhã e tarde, ações educativas voltadas à saúde do homem e solicitação de exames.

Já o CSC Walter Morato (Taquaruçu) realiza ações na terça, 12, nos períodos da manhã e tarde, com teste rápido para ISTs, solicitação de exames laboratoriais e atendimento odontológico.

No dia 13, o CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I) realiza o Dia com atendimento noturno a partir das 18 horas. Os profissionais farão solicitações de exames, testagem rápida, palestras sobre higiene íntima masculina, câncer de próstata e câncer de boca.

O CSC Loaine Moreno (Arse 24 / 210 Sul) também realiza o Dia D na quarta, 13, com abordagens na sala de espera sobre cânceres de próstata e de pênis, pressão arterial, diabetes, infecções sexualmente transmissíveis e planejamento familiar, além de consulta médica com solicitação de exames, testes rápido, distribuição de métodos contraceptivos e material informativo.

No CSC Santa Bárbara, também na quarta, 13, o atendimento voltado ao público masculino será no período da tarde e à noite,  com consultas, palestras sobre violência doméstica, infecções sexualmente transmissíveis e câncer de próstata, solicitação de exames, testes rápidos e sorteio de brindes.

No CSC da Arno 71 (603 Norte), a programação será na quarta, 13, com atendimento multiprofissional voltado à saúde do homem e testes rápidos e ação educativa.

Já no CSC Bela Vista tem consulta médica e solicitação de exames voltados para o público masculino no dias 14, quinta-feira.

Post Anterior

PGJ instaura procedimento para averiguar remoção de delegados de polícia no Tocantins

Próximo Post

Batalhão do Exército em Palmas faz doação de mais 500 kg de alimentos