Home»Cultura»No Tocantins tem Carnaval para todos os gostos

No Tocantins tem Carnaval para todos os gostos

Atualizada em: 19/02/2019 17:21

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O que não falta é opção para quem deseja brincar o carnaval no Tocantins. Enquanto poder público em Palmas decidiu investir no denominado “Carnaval da Fé”, para agradar o segmento religioso, outras cidades do estado continuam oferecendo animação a valer no período momesmo. Destacam-se Gurupi, Porto Nacional, Arraias, Dianópolis, Pedro Afonso, Araguaína, Xambioá e Araguatins.

De todas as cidades citadas, Gurupi é a que mais se destaca em número de foliões e de blocos carnavalescos. Embora seja uma cidade nova, Gurupi já se destacava, desde seus primórdios, com escolas de samba e blocos temáticos. Hoje, de longe, é o município que mais atrai visitantes no carnaval, perdendo apenas para a capital, Palmas, que estima a participação de 200 mil pessoas no seu “Carnaval da Fé”, com mais de 20 atrações nacionais.

Também são tradicionais as folias em Porto Nacional, na avenida beira rio; Arraias, com o “entrudo” (brincadeira em que todos jogam água e pó em todos, num clima de alegria); Dianópolis, com seus blocos temáticos; Xambioá, com destaque para o “Bloco das Piranhas”, em que os homens saem travestidos de mulher; e Araguatins, cuja folia na beira rio atrai turistas do Bico do Papagaio, Sul do Pará e Sul do Maranhão.

Araguaína e Pedro Afonso buscam se firmar no período carnavalesco, apresentando atrações conhecidas para animar os foliões. No caso da “Capital do Boi Gordo”, o evento acontece normalmente em local fechado, com as bandas se apresentando num palco fixo, ao contrário de Gurupi, por exemplo, onde o público acompanha as atrações, que se apresentam em trio elétrico.

As opções estão postas, cabe a você decidir onde vai curtir a  maior festa popular brasileira  no Tocantins.

Post Anterior

Governo diz que vai acatar recomendação do MPF em não realizar nova licitação para construção da ponte de Porto Nacional

Próximo Post

Dupla é detida suspeita por tráfico de drogas no sul do Tocantins; Arma e munições foram apreendidas