Home»Destaque»Mulheres representam mais de 50% dos cargos de chefia da Prefeitura de Palmas

Mulheres representam mais de 50% dos cargos de chefia da Prefeitura de Palmas

Atualizada em: 08/03/2022 16:58

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Com a reeleição da prefeita Cinthia Ribeiro, única prefeita entre as capitais brasileiras, houve também uma ascensão da mulher aos cargos de liderança na administração do município. Desde que assumiu a gestão, a prefeita Cinthia Ribeiro procurou equilibrar a distribuição dos cargos de lideranças entre homens e mulheres, e adotar também a opção por nomear para estes postos servidoras do quadro efetivo do Município. Atualmente, segundo dados da própria Administração Municipal, há uma equidade entre os cargos de chefia e elas já representam pouco mais de 50% nas cadeiras de comando. São mais de 170 mulheres em posição de destaque.

Para a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a representatividade feminina, a presença das mulheres em cargos de liderança, se faz necessária para o pleno exercício da democracia. “Este reconhecimento reforça a luta de milhares de mulheres. Nos últimos anos, avançamos muito, mas sabemos que podemos mais.”

Entre os cargos ocupados por elas estão os de secretárias, presidentes, secretárias executivas, superintendentes, diretoras e gerentes. Além disso, 63% do quadro de servidores municipais, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, é formado pela força feminina de trabalho.

Além do cargo de chefe do executivo municipal, ocupado pela prefeita Cinthia Ribeiro, 53% das autarquias são presididas por mulheres e 47% das secretarias também são comandadas por elas. Já no segundo escalão elas representam 29% das secretárias executivas e 47% de superintendentes. Nas diretorias 51% dos cargos estão sob o comando feminino, o mesmo acontece com 53% das gerências.

Para a superintendente de Políticas e Controle Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Valtonia Gonçalves dos Santos, o diferencial da gestão da prefeita Cinthia Ribeiro de ter várias mulheres no comando permite uma escuta mais atenta sobre as necessidades da comunidade. “A mulher sabe ouvir, observar, se posicionar e falar com  coerência seu ponto de vista e suas convicções. A meu ver a grande diferença  está na sensibilidade com que ela administra seu departamento, seus subordinados. Tem amor no seu olhar e isso não a torna menor ou fraca, isso a torna um ser respeitado e visto com capacidade plena pra referidas atribuições”.

Post Anterior

Apple lança iPhone SE 2022 com mesmo processador do 13.

Próximo Post

Em edição especial para servidoras públicas, programa social Workshop da Beleza marca comemorações do Dia Internacional da Mulher