0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 20/04/2022 15:40

A International Wine and Spirits Competition está entre a maior  e mais antiga  premiação anual de toda a indústria do álcool. No final de março, o concurso de 53 anos anunciou seus resultados de 2022, com mais de 4.000 bebidas de mais de 90 países diferentes analisadas.

Os rótulos são julgados por um sistema de 100 pontos, embora nenhum tenha recebido mais de 99 pontos desta vez. Apenas 14 rótulos entre todas as categorias de destilados conquistaram essa distinção invejável  cinco deles uísques.

E você acreditaria que uma destilaria escocesa específica realmente teve dois rótulos diferentes com 99 pontos? Pois é verdade: a Tomatin. Embora eles não tenham recebido muito reconhecimento nos Estados Unidos, a marca das Terras Altas da Escócia tem orgulhosamente produzido malte de alto nível desde 1897.

Tradicionalmente, a maior parte desse malte entra em misturas de reputação variável. Mas uma recente estratégia de marketing ajudou a fortalecer sua reputação como um single malt que vale prestar atenção.

A primeira garrafa da destilaria a ganhar 99 pontos foi o Tomatin Legacy, um rótulo de 43% de álcool sem declaração de idade que pode ser encontrado por menos de R$ 300 a garrafa.

O júri ofereceu as seguintes notas de degustação para ele: “Limões maduros com mel e baunilha doce caracterizam o nariz, enquanto um agradável sabor de toranja fresca surge maravilhosamente no paladar, criando um soberbo realce. Perfumado e complexo, com um final harmonioso e persistente.”

Dado o preço e a disponibilidade desta garrafa em particular, é um ponto de entrada espetacular para qualquer pessoa interessada em se familiarizar com o estilo da casa: não defumado, suave e frutado.

Mas eu estava um pouco mais curioso sobre o outro Tomatin de 99 pontos. Especialmente considerando que ainda não foi divulgado ao público em geral e o site do IWSR forneceu poucas informações sobre seus detalhes técnicos. Então, consegui obter informações privilegiadas sobre esta joia de 43 anos que alguns dirão que é o melhor uísque single malt de 2022. Faça com essa informação o que você quiser…

O Tomatin 1976 está programado para ser a 6ª e última versão lançada como parte da coleção Warehouse 6 da marca. Como diz o nome, ela consiste em uísques retirados de um armazém especial da propriedade, conhecido por armazenar alguns barris verdadeiramente preciosos. O mestre destilador Graham Eunson chamou essa cuba de 2 barris de “extraordinária”, destacando-se de todas as outras que ele provou ao longo de uma carreira de 30 anos. Isso é um grande elogio.

Os jurados do IWSC, por sua vez, disseram o seguinte: “Sedutoramente redondo, com deliciosos aromas de linhaça e mel doce, e notas de frutas tropicais maduras no paladar. Goiaba, mamão e manga aparecem, intercalados com anis estrelado e tons suaves de carvalho que perduram no final.”

Você pode julgar por si mesmo se tiver a sorte de levar para casa uma dessas garrafas do rótulo com teor alcóolico de 46%, engarrafado em 4 de abril deste ano. Apenas 350 unidades devem ser vendidas em meados de maio, por £ 3.800 (cerca de R$ 23 mil) no Reino Unido. A melhor aposta para conseguir um deles é estar na cidade de Inverness para comprar diretamente da destilaria durante esse período.

Post Anterior

Governador Wanderlei Barbosa assina ato de promoção de 276 bombeiros militares e incentiva a realização de novos cursos para a categoria

Próximo Post

Com novos investimentos, Governo do Estado impulsiona infraestrutura nos municípios tocantinenses