0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 06/06/2018 08:41

Mais uma vez a população de Araguaína, que se preocupa com condição do rio Lontra, se manifesta em relação a degradação do rio. Em uma página criada no Facebook, “Salve o Rio Lontra”, e também em outras redes sociais, eles denunciam que dejetos de esgoto sem tratamento, estariam sendo jogados nas águas do Lontra. Veja no vídeo.

Problema ocorre há 8 anos

Segundo a agente de saúde, Viviam Nunes, o problema começou há 8 anos, “em 2010 começaram jogar esgoto no rio, em 2012 começamos a fazer mobilização nas redes sociais, fizemos várias denúncias no Ministério Público Estadual (MPE), o rio está morrendo e ninguém faz nada”, desabafa Viviam.

Foto tirado em maio deste ano, mostra a cor escura das águas do Lontra, após lançamento de esgoto. Foto: Reprodução

Os defensores do rio alegam que o esgoto não seria tratado, “o odor, mau cheiro é muito forte, são dejetos escuros e que mudam a coloração da água, para nós a impressão é de que o esgoto não é tratado”, explica a agente de saúde.

Denúncia criminal

De acordo com informações da assessoria de comunicação do MPE, a 12ª Promotoria de Araguaína, está atuando no caso, uma denúncia criminal foi feita. Na denúncia são apresentados vários flagrantes de irregularidades, como lançamento de resíduos líquidos , descrito como “tipo chorume”, que teriam causado a morte de centenas de peixes.

Laudos técnicos apontaram que a empresa teria despejado material poluente acima da capacidade, autorizada. Confira a denúncia completa, DENÚNCIA.

Diante disso foi designada uma audiência de instrução para o próximo dia 26.

O que diz a BRK Ambiental 

O portal Orla Notícias entrou em contato com a BRK Ambiental, que informou por meio de nota, que o material lançado no rio é tratado e que o odor e a coloração escura podem ter várias causas. Disse ainda, por meio de sua assessoria, que o rio é totalmente urbano e que outros atores também podem estar lançando dejetos.

Leia nota na íntegra.

“A BRK Ambiental informa que realiza lançamento de efluente tratado no Rio Lontra, em ponto autorizado para tal. Não houve qualquer alteração no ponto de lançamento. Mudanças de coloração e outros aspectos da água do rio têm causas diversas não havendo relação direta com o lançamento de esgoto tratado”.

Post Anterior

Ministro da Cultura estará em Palmas nesta sexta, 8, para #CulturaGeraFuturo

Próximo Post

"Campeão de denúncias" é preso pela DENARC junto com rapaz que fazia o abastecimento de outras 'bocas de fumo'; veja vídeo