Home»Destaque»Marcelo Miranda viaja ao Acre para participar do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Marcelo Miranda viaja ao Acre para participar do Fórum de Governadores da Amazônia Legal

Atualizada em: 25/10/2017 18:58

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, viaja para a capital do Acre, Rio Branco, onde participa da 16ª edição do Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

A programação do evento inicia a partir das 18h da quinta-feira, 26 e são esperados representantes dos 27 estados brasileiros, e contará também com a participação do Presidente da República, Michel Temer.

Durante o encontro serão discutidas estratégias para o desenvolvimento sustentável da região que compõe a Amazônia Legal, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Na sexta-feira, 27, Marcelo Miranda, juntamente com os outros representantes, participará do Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, que visa debater e promover ações contra o narcotráfico e maneiras de intensificar as fiscalizações nas fronteiras da Amazônia brasileira, propondo uma parceria entre os estados e a União nas ações de segurança.

Entenda o que é a Amazônia Legal

A concepção do termo surgiu em 1953, com a Lei 1.806, que incorporou à Amazônia Brasileira parte das terras do Maranhão, Mato Grosso e Goiás, que hoje pertencem ao Tocantins. Vale ressaltar que o conceito não se refere ao contexto geográfico, mas sim o sociopolítico. No decorrer dos anos, os limites da região da Amazônia Legal foram estendidos, principalmente em 1988, quando o estado do Tocantins foi criado. Busca conciliar desenvolvimento, preservação e conservação da região. Atualmente o bloco composto pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão, o que corresponde a 61% do território brasileiro, uma área de 5.217.423 km. Compreende todo o bioma amazônico, 20% do Cerrado e parte do Pantanal mato-grossense.

 

Post Anterior

Motociclista é lançado para fora da pista em acidente na BR-153 em Paraíso

Próximo Post

PM apreende mais de 50 papelotes de drogas e detém indivíduo por tráfico em Palmas nesta quarta-feira