Home»Destaque»Mais um golpe no WhatsApp: Retrospectiva 2018 pode acabar roubando seus dados

Mais um golpe no WhatsApp: Retrospectiva 2018 pode acabar roubando seus dados

Atualizada em: 20/12/2018 16:30

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Um novo golpe vem causando problemas a usuários do WhatsApp. Segundo a mensagem, que tem sido compartilhada na plataforma, o usuário pode conferir uma retrospectiva de 2018 no aplicativo. O recurso seria uma memória, em que memórias de atividades realizadas durante o ano, como fotos enviadas e recebidas, status e conversas, seriam relembradas. 

Porém, o que era para ser uma recordação, na verdade é uma armadilha de cibercriminosos para atrair pessoas a acessarem o link e, assim, lucrar com o número de cliques a partir de anúncios na página que se abre. 

Segundo dados levantados pela PSafe, empresa de segurança na Internet e divulgados pelo site TechTudo, foram detectados 339 mil casos em 16 horas e o número segue em crescimento. O golpe segue pedindo ao usuário para compartilhar a mensagem de divulgação da falsa novidade até completar uma barra de carregamento exibida no endereço digital.

A atitude abre brechas para o acesso de informações pessoais, como nome, número de telefone e até dados bancários. Um motivo que pode ter influenciado o engajamento dos usuários é o fato de que esse tipo de campanha é tradição no Facebook, o qual exibe as fotos mais curtidas, comentários e novos amigos adicionados ao fim de cada ano por meio de um vídeo personalizado.

Post Anterior

Exemplo

Próximo Post

Luto no jornalismo: empresário e jornalista, Luiz Aguiar, será velado na OAB em Palmas