0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 25/09/2020 16:24

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) passa a oferecer 87 leitos na Capital exclusivos para Covid-19, após a instalação de 20 novos leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA).

A nova estrutura conta com monitores de triagem e ventiladores mecânicos, que foram adquiridos pela BRK Ambiental e o Ministério da Saúde, respectivamente.

Dos 87 leitos oferecidos, são 14 leitos de estabilização e 20 clínicos na UPA Norte; sete de estabilização na UPA Sul; 36 leitos clínicos requisitados da rede privada e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estabelecimentos de saúde credenciados pela Rede Municipal.

Todos os 36 leitos clínicos requisitados e os dez leitos de UTI credenciados já disponíveis são regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER). Os 20 leitos clínicos e os leitos de estabilização das UPAs possuem regulação própria e de livre demanda.

Leitos na UPA. Foto: Raiza Milhomem.

Urgência e Emergência

As UPAs fazem parte da Rede de Atenção às Urgências e são portas abertas do Sistema Único de Saúde (SUS), concentrando os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Desde o dia 1º deste mês, a UPA Norte foi reestruturada para atender dois tipos de público: pacientes com suspeita e confirmação para Covid-19, além daqueles que são classificados como vermelho (graves, com risco de morte) que não tenham a doença. A classificação vermelha exige que o paciente receba atendimento imediato em diversas causas, estabilizado e, se for o caso, encaminhado para um hospital de referência. A sala de urgência da UPA Norte fica em setor próprio e com entrada distinta dos pacientes suspeitos e confirmados para Covid-19.

Em casos de suspeita ou confirmação para a Covid-19, a população deve procurar as UPAs quando tiver coriza, febre, tosse e falta de ar (sintomas simultâneos). Em casos mais leves, as Unidades de Saúde da Família (USF) podem ser procuradas.

E após alugar duas ambulâncias, e adaptar uma  para a função de transporte de paciente entre as UPAs e rede hospitalar, somadas às duas viaturas do Samu, a Semus conta agora com cinco ambulâncias exclusivas para pacientes com Covid-19, além de outras cinco do Samu para demandas de saúde em geral.

Centro de Especialidades Francisca Romana

O Centro de Especialidades Francisca Romana (Policlínica da Arno 31), reinaugurado no dia 14 de agosto, passou por adequações em sua estrutura de atendimento e absorveu os atendimentos da UPA Norte que não tenham ligação com a Covid-19, passando a funcionar 24 horas. Esse atendimento abrange pacientes classificados como laranja (urgente, com risco de morte), amarelo (urgente, sem risco de morte) e verde (pouco urgente).

Post Anterior

Secretaria de Saúde realizará momento alusivo ao Dia Nacional de Doação de Órgãos

Próximo Post

Governador assina decreto que estabelece critérios para trabalhadores da área cultural terem acesso à Lei Aldir Blanc no Tocantins