0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 04/08/2022 11:18

Pesquisa PoderData realizada de 31 de julho a 2 de agosto de 2022 mostra que o quadro para a sucessão presidencial segue estável. Hoje, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% das intenções de voto no 1º turno, enquanto Jair Bolsonaro (PL) marca 35%. Os demais candidatos, juntos, somam 15%. Pouco mudou em relação a 15 dias antes. O petista manteve o percentual da rodada anterior, enquanto o atual presidente oscilou negativamente 2 pontos percentuais variação dentro da margem de erro de 2 p.p.

A tabela a seguir mostra como seriam hoje os votos válidos –ou seja, atribuídos a um dos candidatos, excluindo-se brancos e nulos. Com esse cenário, não haveria decisão no 1º turno, quando 1 candidato precisa ter, pelo menos, 50% mais 1 dos votos válidos para vencer.

A pesquisa PoderData foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 29 de junho. A lista de nomes testados reflete o cenário mais provável à época. O cenário deve se afunilar nos próximos dias:

André Janones – com 2%, está à beira de sair da disputa. Deve apoiar o PT;

Luciano Bivar  desistiu, mas no seu lugar entrou Soraya Thronicke;

Pablo Marçal  pode ser rifado nos próximos dias. O Pros articula apoio a Lula.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 31 de julho a 2 de agosto de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 322 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08398/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

Fonte Poder 360

Post Anterior

Datafolha: 61% dizem que aumento do Auxílio Brasil foi para Bolsonaro ganhar votos

Próximo Post

Inscrições para cursinho do Enem serão abertas no dia 10 de agosto

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.