0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 29/04/2022 09:12

Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de abril de 2022 mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 41% das intenções de voto para o 1º turno das eleições de 2022. Em 2º lugar está o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 36%. A diferença, de 5 pontos percentuais, é a mesma registrada na rodada de 15 dias antes.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 6%. Está tecnicamente empatado com João Doria (PSDB), que tem 4%, e André Janones (Avante), com 3%. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

O PoderData inseriu nesta rodada do levantamento o nome de Luciano Bivar (União Brasil), lançado como pré-candidato à Presidência pelo partido em 12 de abril. Por isso, não é possível comparar gráfica e numericamente os resultados atuais com os de rodadas anteriores.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Foram 3.000 entrevistas em 283 municípios nas 27 unidades da Federação.

Para chegar a 3.000 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

2º TURNO: LULA X BOLSONARO O PoderData fez a simulação do confronto direto entre os pré-candidatos do PT e do PL. Leia os resultados clicando aqui.

ESTRATIFICAÇÃO  O Poder360 destaca os seguintes recortes da pesquisa:

Lula e Bolsonaro empatam, na margem de erro, em 3 regiões – Sudeste (39%X39%), Sul (41%X38%) e Centro-Oeste (39%X41%);

Bolsonaro tem 45% entre os que recebem 5 salários ou mais; Lula marca 47% entre os mais pobres, que ganham até 2 salários.

METODOLOGIA

A pesquisa PoderData foi realizada de 24 a 26 de abril de 2022. Foram entrevistadas 3.000 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 283 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Devido a esse processo é possível que o somatório de algum dos resultados para algumas questões seja diferente de 100. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem acontecer devido a ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-07167/2022.

Post Anterior

77% dos brasileiros defendem a exigência da vacinação em escolas e faculdades

Próximo Post

Mendonça propôs fim do inquérito das fake news, para encerrar conflito com governo