0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 13/09/2021 15:51

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou a lei que torna obrigatória a atualização do cadastro dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, a TSEE. A medida visa simplificar a inserção de pessoas no programa.

Pelas novas regras, os consumidores que atendam aos critérios devem ser incluídos de forma automática como beneficiários.

A medida foi publicada na edição desta segunda-feira, 13, do DOU (Diário Oficial da União).

Segundo a Secretaria Geral da Presidência da República, a medida é necessária porque “potenciais beneficiários não estariam sendo informados de forma adequada de seu direito” ou não conseguiam “apresentar toda a documentação exigida” para inserção.

Foto: Divulgação.

Com isso, eram “excluídos do referido benefício, ainda que enquadrados nos requisitos da referida lei”.

A Tarifa Social de Energia é destinada a famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do governo federal com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que tenham integrantes que recebam o BPC (benefício de prestação continuada da assistência social).

“Diante desse cenário, cumpre ressaltar que a baixa escolaridade dos beneficiários e a dificuldade de compreender as instruções para obtenção do benefício pode representar um impedimento para que o requeiram”, afirma a Secretaria Geral da Presidência da República.

“A proposição estabelece que o Poder Executivo e as concessionárias, permissionárias e autorizadas de serviço público de distribuição de energia elétrica deverão compatibilizar e atualizar a relação de cadastrados que atendam aos critérios e inscrevê-los automaticamente como beneficiários da TSEE.”

Post Anterior

Brasil recebe maior lote da Pfizer desde início da vacinação

Próximo Post

Governo de Goiás tem Projeto de Lei Complementar Inconstitucional

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *