Home»Destaque»‘INTERDITADO’ – Hospital Municipal de Formoso do Araguaia é lacrado; Mas Prefeito resolve abrir sala vermelha por conta própria; áudio e vídeo

‘INTERDITADO’ – Hospital Municipal de Formoso do Araguaia é lacrado; Mas Prefeito resolve abrir sala vermelha por conta própria; áudio e vídeo

Sindicato dos médicos não foi informado. A interdição foi feita pela Vigilância Sanitária Estadual.

Atualizada em: 20/06/2018 11:49

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A notícia surgiu na noite desta terça-feira, 19, quando funcionários do Hospital Municipal de Formoso do Araguaia, Hermínio Azevedo Soares, divulgaram áudios em redes sociais criticando a interdição. A unidade foi lacrada pela Vigilância Sanitária do Estado. O portal Orla Noticias entrou em contato com a Vigilância Estadual, que informou que uma nota técnica estava sendo elaborada para repassar as informações. A assessoria de comunicação dos Sindicato dos Médicos, informou que a presidente da entidade, Janice Painkow, não foi comunicada sobre a interdição. Tentamos contato com a prefeitura pelo telefone, mas nossas ligações não foram atendidas.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), enviou nota esclarecendo que na tarde de ontem (19), houve a interdição, mas de forma de parcial. Os setores da lavanderia, cozinha, laboratório de análises clínicas e pronto socorro, teriam sido interditados. Conforme a SES, fiscais da vigilância constataram infrações sanitárias, que já haviam sido informadas ao município ainda em 2016, e desde então o município não teria atendido às exigências do órgão. A situação configurava risco sanitário iminente a sáude. A Secretaria ainda informou que ainda nessa terça-feira, a secretaria municipal de saúde de Formoso protocolou na VISA – Vigilância Sanitária Estadual, um ofício solicitando prazo de 45 dias para cumprimento das exigências, apontadas no auto de infração. Com isso a SES considerou que parte das providências para o cumprimento das determinações já tiveram início ainda na tarde de ontem (19), e por isso acatou o pedido para elaboração de um TAC – Termo de Ajuste de Conduta e autorizou  “desinterdição” dos setores.

Confira os áudios:

Ainda ontem, vídeos começaram a circular nas redes sociais, com o Prefeito de Formoso, Wagner Coelho de Oliveira, “Wagner da Gráfica”. Ele aprece retirando o lacre da Vigilância e autorizando o médico da unidade a realizar atendimentos na sala vermelha. Há informações que outras áreas do Hospital estão lacradas.

Confira os vídeos:

Em outro vídeo o Prefeito Wagner Coelho falou sobre a interdição da unidade, apontando que teria conotação política. Confira:

Post Anterior

Fumaça em elevador do prédio da prefeitura de Palmas: servidores foram dispensados

Próximo Post

Hoje tem decisão no Nilton Santos: Palmas e Gurupi na final do Tocantinense de Futebol às 20h15