Home»Destaque»Governo do Tocantins prepara mais um lançamento do PPI/TO para fomentar o turismo e o lazer

Governo do Tocantins prepara mais um lançamento do PPI/TO para fomentar o turismo e o lazer

Atualizada em: 27/04/2022 14:28

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), recebeu os estudos da Marina Tocantins, um projeto moderno e inovador que irá requalificar uma área de destaque na orla de Palmas, transformando-a em um espaço público voltado ao lazer, turismo e preservação ambiental.

O projeto de concessão de direito de uso da Marina Tocantins já havia sido qualificado para que os estudos fossem elaborados. A próxima etapa é a validação e modelagem final dos estudos para, em seguida, ser encaminhado ao diálogo público, momento em que a comunidade terá acesso aos detalhes do estudo e poderá dar sua contribuição para aperfeiçoamento do projeto.

A Marina Tocantins contará com uma grande área para passeio e contemplação da orla, terá fontes interativas, espaço para apresentações culturais, decks e um enorme mirante, de onde o visitante poderá contemplar todo o Lago de Palmas e boa parte da cidade.

A Marina Tocantins também irá oferecer mais conforto e segurança aos proprietários e passageiros de embarcações náuticas, contribuirá com a preservação do lago e organização da orla, disciplinando as atividades de lazer e esportes aquáticos.

Segundo o Secretário de Parcerias e Investimentos, José Humberto Pereira Muniz Filho, a Marina Tocantins será o mais novo cartão postal do Tocantins e passagem obrigatória para todos aqueles que visitam ou moram no nosso Estado. “Esse projeto potencializará um espaço público na orla de Palmas, reunindo equipamentos e instalações modernas e um trabalho de paisagismo e arquitetura singulares, o que irá encantar turistas e moradores”. O secretário ainda destacou que o projeto será financiado com recursos 100% privados e contribuirá para o desenvolvimento do Estado com receitas advindas dos valores das outorgas, além de gerar dezenas de empregos diretos e indiretos, fomentando o turismo e a economia.

Equipes do Governo do Tocantins já se reuniram com equipe da Prefeitura de Palmas para debater o projeto. A prefeitura é responsável pela regulamentação do uso do solo da área da orla.

De acordo com o Gustavo Bottós de Paula, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Palmas, equipes do município já estão analisando a melhor maneira para o desenvolvimento deste projeto. “A lei complementar 400 definiu que algumas áreas de palmas dependem da construção de seus planos de uso e ocupação específicos, razão pela qual as equipes de planejamento urbano e de meio ambiente estão debatendo com os técnicos do Estado as melhores alternativas, uma vez que aspectos urbanísticos, ambientais e legais precisam ser observados”.

O Projeto da Marina em Palmas faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos – TOCANTINS-PPI e visa o desenvolvimento econômico por meio da dinamização e uso múltiplo do Lago de Palmas, além da inclusão de um ambiente com infraestrutura conservada, para atrair novos empreendimentos para o Estado.

Post Anterior

Em Brasília, Governador Wanderlei Barbosa discute com prefeitos, vereadores e bancada federal benefícios para os municípios

Próximo Post

União Brasil sinaliza que está fora do 'centro democrático'