⟳ Atualizada em: 03/05/2022 09:04
O Governo do Tocantins colocou em operação, nesta segunda-feira, 02, mais quatro leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIped), no Hospital Geral de Palmas (HGP). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) trabalha para abertura de mais seis, na mesma unidade hospitalar, para atender a necessidade da população infantil.
Estes leitos somam-se aos 10 leitos de UTIped que já funcionam no HGP, totalizando agora, 14 leitos equipados para atender os pacientes. O governador Wanderlei Barbosa afirmou que a ampliação dos leitos é uma importante conquista para a gestão estadual e principalmente para a população assistida. “Todo investimento na área de saúde é melhoria na qualidade de vida da população tocantinense. Continuaremos trabalhando incansavelmente em prol de ampliar os atendimentos necessários ao nosso povo”, disse o Governador.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde, Afonso Piva, destacou o papel da equipe multiprofissional. “Gostaria de agradecer e destacar a disposição da equipe multiprofissional do Hospital Geral de Palmas, que atendeu ao chamamento do Governo do Tocantins e nos possibilitou a abertura destes novos leitos, essenciais para seguirmos com o trabalho de salvar vidas”, frisou.
A rede de atendimento intensivo convencional e pediátrico, do Estado passa a contar com 103 leitos de UTI adulto e 82 leitos de UTI pediátricos e neonatais. Todos os leitos são destinados a pacientes devidamente monitorados pela Central Estadual de Regulação do Estado do Tocantins.
Novos profissionais
A SES segue em busca de novos profissionais, com necessidade urgente de suprir as escalas médicas nos hospitais de sua gestão, o Governo do Tocantins abriu chamamento público de médicos interessados em firmar contrato temporário com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). A Portaria Nº 281/2022 foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), da sexta-feira, 29.
A contratação de mais profissionais possibilitará a ampliação e descentralização dos serviços. “Precisamos com urgência destes profissionais, pois temos uma demanda grande, dispomos de equipamentos e espaço físico para o funcionamento dos serviços, mas sem os profissionais não há possibilidade de realizar os atendimentos”, destacou Afonso Piva.
A Pasta oferece vagas para as especialidades de cardiologia clínica e cirúrgica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, clínica médica, ginecologia, hematologia, imaginologia, ortopedia, nefrologia, neurologia cirúrgica, pediatria, pneumologia, psiquiatria, vascular. As oportunidades estão distribuídas para as 17 unidades hospitalares geridas pelo Executivo Estadual.