Home»Destaque»Governo do Tocantins atende 1,3 mil famílias rurais de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia com entrega de alimentos

Governo do Tocantins atende 1,3 mil famílias rurais de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia com entrega de alimentos

Cerca de 4 mil famílias devem ser atendidas em 15 municípios.

Atualizada em: 19/05/2021 14:52

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

A ação emergencial do Governo do Tocantins em apoio às famílias rurais economicamente impactadas pela pandemia do novo Coronavírus atendeu nessa terça-feira, 18, a zona rural dos municípios de Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, beneficiando cerca de 1,3 mil famílias.

Realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a força-tarefa ocorre nesta semana na região sul do Estado, contemplando milhares de famílias como a do senhor João Fonseca, agricultor familiar do Assentamento Loroti, em Lagoa da Confusão, e do senhor Antônio Dourado.

Satisfeito com o recebimento dos alimentos, o senhor João contou que para as famílias do assentamento a situação deles já não era fácil e, com a pandemia, ficou ainda pior. “É muita dificuldade. Aqui no assentamento são 307 famílias sofrendo e passando necessidade. Com essa ajuda do governador Mauro Carlesse nós estamos conseguindo cuidar melhor dos nossos filhos e netos”, ressaltou o assentado.

O produtor Antônio Dourado, que mora no assentamento desde muito jovem, também desabafou sobre a situação que estão passando desde o início da pandemia. “A vida aqui sempre foi de muito esforço, mas nunca passei por algo desse tipo. Graças a Deus o Governador lembrou da gente aqui. Porque a gente fica escondido, ninguém sabe da gente. Tudo é longe. Mas com vocês aqui conseguimos enxergar esperança”, afirmou Antônio.

Para que essas famílias recebam esse ‘reforço’ na alimentação, as equipes do órgão rural visitam todos os assentamentos, enfrentando sol e chuva. “As dificuldades são mais uma motivação aos servidores para chegar a essa população, porque esse alimento vai dar um fôlego ao pai e mãe  de família para prosseguir em frente, acreditando que tudo vai melhorar e que toda ajuda é bem-vinda neste momento”, destaca o gestor do Ruraltins, Fabiano Miranda. 

O vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal, que comanda a ação no sul do Estado, enfatiza que a determinação do governador Mauro Carlesse é chegar a todas as famílias de assentamentos. “Seguimos empenhados para garantir uma alimentação digna a essas famílias. Devido à pandemia, essas famílias tiveram que se guardar em casa e o acesso à alimentação, que já era difícil, ficou ainda mais difícil, devido às medidas restritivas de circulação. Pensando em todas estas dificuldades, o Governador determinou essa força-tarefa para atende-los”, afirmou José Aníbal.

Municípios

A força-tarefa ainda irá contemplar os municípios de Alvorada, Aliança, Araguaçu, Cariri, Dueré, Figueirópolis, Gurupi, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Peixe, Sandolândia, São Salvador e Talismã. A meta é atender cerca de 4 mil famílias no sul do Tocantins com 60 toneladas de alimentos.

Post Anterior

Deputados pedem inclusão de assistentes sociais e frentistas em grupo prioritário de vacinação

Próximo Post

Semus amplia pontos de vacinação contra a Covid-19 no feriado do 32º Aniversário de Palmas