⟳ Atualizada em: 16/03/2022 10:57
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em parceria com a empresa Yara Brasil, promoveram nessa terça-feira, 15, um Giro Técnico sobre a cultura da soja e milho. O encontro ocorreu no Centro de Treinamento e Capacitação em Tecnologia Agropecuária e Extensão Rural (CTC Agro), que integra o Complexo de Ciências Agrárias (CCA) da Unitins, em Palmas.
Direcionado aos técnicos, no período da manhã, e aos produtores à tarde, o encontro teve como finalidade apresentar novas tecnologias do mercado voltadas ao plantio e as particularidades dessas culturas; visando o custo benefício e a alta produtividade dos grãos.
Na abertura, o vice-presidente do Ruraltins, José Aníbal Lamattina destacou a importância desse trabalho integrado envolvendo o tripé Pesquisa, Extensão Rural e Iniciativa Privada. “Como estado forte do agronegócio, nós do Ruraltins, órgão prestador de assistência técnica e extensão rural, entendemos e buscamos essa integração para fortalecer e promover a agro desenvolvimento agrícola e pecuário do Tocantins”.
Conduzidos pelo gerente de Agricultura do Ruraltins, Edmilson Rodrigues, os participantes tiveram orientações sobre o manejo utilizado nas áreas de cultivos da soja e do milho; manejos Nutricionais; e no milho, o manejo químico no combate da Cigarrinha.
Para o zootecnista do Ruraltins, Victor Hugo de Oliveira, que atende por meio de convênio de assistência técnica e extensão rural para médios produtores tocantinenses em culturas anuais, como também as cadeias de fruticultura e pecuária, o evento vem ao encontro das necessidades encontradas em campo.
“Por se tratar de um Dia Técnico, a realidade da produção tanto da soja quanto do milho está sendo vista com muita concordância por parte dos técnicos, com o que eles vem desenvolvendo no dia a dia. Aqui a empresa Yara, em parceria com o Ruraltins, está demonstrando diretamente os produtos, e como é feita a atuação deles no manejo e na condução dos plantios, e isso é muito importante para que possamos comparar a situação apresentada com o que está sendo feito junto aos produtores no campo”, avaliou o extensionista.
A parceria com a Yara Brasil foi firmada no ano passado com o desenvolvimento de alguns protocolos de pesquisa no Campus da Unitins. A especialista em desenvolvimento de mercado da Yara Brasil, Tatiane Bonaldo, foi uma das palestrantes e explicou o trabalho que está sendo feito em parceria com o Ruraltins e a Unitins.
“Aqui a gente está testando alguns dos nossos produtos que possui maior tecnologia de mercado para mostrar para os produtores e para os extensionistas a importância de se investir em produtos com alta tecnologia, produtos eficientes, e ser eficiente tanto na aplicação quanto no manejo, levando em conta a questão de ser fazer análise de solo para fazer a recomendação. Precisamos ser muito eficientes nesse ramo hoje e saber o manejo utilizado, a dosagem correta, a época correta de aplicação, e foi isso que a gente desenvolveu ao longo do tempo na cultura do milho e da soja. Hoje conseguimos reunir os extensionistas na parte da manhã e os produtores na parte da tarde para mostrar o que a Yara Brasil tem, e como ela trabalha, estreitando a parceria com o Ruraltins, com a Unitins, e trazendo isso no campo para o produtor. Foi mostrado como a gente adere às novas tecnologias, como que a gente entrega isso, porque às vezes o produtor fica muito em dúvida em relação a custo, mas ter conhecimento dessa tecnologia e entender melhor esse posicionamento, como posicionar campo, é mais eficiente. Ele vai entender que há um custo benefício altíssimo e que no final ele vai poder alavancar em altas produtividades”, explicou.