0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 17/03/2022 06:28

A Fundação de Meio Ambiente (FMA) participa neste sábado, 19, do mutirão de limpeza no Lago de Palmas, por meio do Programa Rios + Limpos, do Ministério do Meio Ambiente, que chega a Palmas. A atividade inicia às 08 horas, na Praia da Graciosa e antecipa as comemorações do Dia da água, celebrado em 22 de março.

Além da Graciosa, também recebem o Mutirão a Praia das Arnos, Praia do Prata e ilhas. A expectativa é que mais de 100 pessoas participem das ações, uma vez que além do Município, por meio da FMA, o Programa conta com a adesão de órgãos ambientais do Estado e entidades e empresas da iniciativa privada.

Na ocasião a Fundação de Meio Ambiente e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) assinam uma carta de intenções com o objetivo de implantar em Palmas uma Central de Logística Reversa. Também está previsto para a data a concessão do Selo Abree, que atesta ao município de Palmas o comprometimento na implementação da logística reversa de eletroeletrônicos.

A expectativa, segundo o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Chaves, é que mais do que a limpeza do Lago de Palmas, o Mutirão desperte na comunidade o sentimento de pertencimento e responsabilidade.

“O Lago de Palmas, embora não pertença a uma pessoa em particular, é um patrimônio de valor inestimável para a cidade. E, embora ainda abundante, a água é um recurso natural não renovável e essencial à vida. Por isso a necessidade de preservá-la”, destacou Chaves.

Rios +Limpos

O programa “Rios + Limpos” foi lançado pelo Ministério do Meio Ambiente em setembro de 2021 e já passou por importantes rios brasileiros, com destaque para ação no Pantanal, que retirou de uma só vez dez toneladas de resíduos de rios da região. O programa faz parte da Agenda Ambiental Urbana e tem o objetivo de incentivar ações de despoluição dos rios, limpeza e coleta de lixo, além da implementação de sistemas de tratamento adequado.

Em Palmas, além da FMA também são parceiros do Programa a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), o Exército Brasileiro, a Prefeitura de Palmas, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), a Marinha do Brasil, a Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA), Polícia Militar do Tocantins (PMTO), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Cooperativa de Produção de Recicláveis do Tocantins (Cooperan) e a Associação dos Proprietários de Catamarã.

Mutirão vai realizar limpeza no Lago de Palmas neste sábado, 19

Post Anterior

Prefeitura de Palmas apresenta resultados da meta fiscal do 3º quadrimestre de 2021

Próximo Post

Prefeita Cinthia Ribeiro entrega mais um empreendimento habitacional em Palmas