0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 25/05/2022 07:49

A Força Aérea Brasileira (FAB) lançará, na próxima quarta-feira (25), dois novos satélites do Projeto Lessonia – 1, de sensoriamento remoto radar, chamados de Carcará I e Carcará II.

O lançamento está marcado para às 15h25, e vai ocorrer por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, e poderá ser acompanhado através do Centro de Operações Espaciais – COPE, em Brasília, com transmissão ao vivo, pelo canal oficial da Spacex no YouTube.

O Projeto Lessonia consiste na aquisição de vários satélites de órbita baixa, que buscam atender as necessidades das Forças Armadas, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, e de outras agências do governo.
O sistema de imagens do Projeto Lessonia usa um sensor ativo de detecção que possibilita gerar imagens em alta resolução, a qualquer hora do dia ou da noite, independente da situação meteorológica, porque o sinal atravessa as nuvens, e permitirá o monitoramento contínuo de áreas de interesse do Brasil.

As imagens obtidas vão servir para combater o trafico de drogas e a mineração ilegal, observar queimadas, atualizar dados cartográficos, determinar a navegabilidade dos rios, o monitoramento de desastres naturais, e apoiar as operações de vigilânia e controle de fronteiras. De acordo com a FAB, os satélites tem 1 metro cúbico, pesa cem quilos, possuem 5 painéis solares e potência de 300W.

Post Anterior

Pesquisa CNN/RealTime Big Data: Lula tem 40%; Bolsonaro, 32%; e Ciro, 9%

Próximo Post

Sul-Americana: Atlético-GO supera altitude e empata para avançar