0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 15/10/2020 15:50

Falta um mês para a votação e a Justiça Eleitoral realiza os últimos preparativos para que todo cidadão possa exercer a cidadania com a segurança sanitária necessária para evitar o contágio pelo coronavírus. 

No dia 15 de novembro, 1.035.289 eleitores tocantinenses vão às urnas para escolher seus representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Seguindo os protocolos estabelecidos no Plano de Segurança Sanitária das Eleições 2020, o período de votação este ano foi ampliado em uma hora. A votação no dia 15 de novembro será das 07 às 17 horas, sendo que os idosos terão horário preferencial das 07 às 10 horas.

Em relação às medidas de preservação da saúde de quem vai trabalhar nestas eleições, a Justiça Eleitoral irá fornecer aos mesários máscaras de proteção facial em quantidade suficiente para que sejam substituídas a cada quatro horas, viseiras plásticas (face shields), álcool em gel de uso individual para higienização das mãos e álcool 70% para higienização das superfícies (mesas e cadeiras) e objetos (canetas) na seção eleitoral. 

Já o fluxo de votação definido para o dia 15 de novembro inclui distanciamento mínimo de um metro na fila e também dentro da seção, entre mesários e eleitores; apresentação do documento oficial com foto à distância; orientação para o eleitor levar a própria caneta para assinar o caderno de votação e higienização das mãos do eleitor antes de fazer essa assinatura.

Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação, digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto. Ao final, deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

“Votar é a oportunidade que o cidadão tem de manter ou de mudar o grupo político que está no poder. Não votar significa apoiar os candidatos que os outros escolherem para nos governar. E justamente por saber disso é que a Justiça Eleitoral está envidando todos os esforços para promover a segurança sanitária durante as eleições na maior medida possível, de modo que o ato de votar seja mais seguro que o de ir trabalhar ou de ir ao supermercado, atividades que também são consideradas essenciais”, afirmou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, desembargador Eurípedes Lamounier.

Números

Nesta eleição a Justiça Eleitoral do Tocantins contará com a participação de 13.664 mesários, que vão atuar nos 871 locais de votação e 3.416 seções eleitorais. O município com maior número de eleitores é Palmas, com 180.524 pessoas aptas a votar. Na capital, são 75 locais de votação e 617 seções eleitorais.

Sobre o eleitorado do estado, a maioria é do sexo feminino (525.678 eleitoras – 50,8%); 17,3 mil são jovens eleitores na faixa dos 16 e 17 anos; 73 mil tem 70 anos ou mais; e 5.192 são indígenas.

Post Anterior

Polícia Federal deflagra Operação “Alcateia” que investiga organização criminosa suspeita de fraudar licitações em município do interior do Tocantins

Próximo Post

"Covid prolongada" pode afetar várias partes do corpo e da mente

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *