Home»Destaque»Etnoturismo é tema de visita de equipe da Adetuc a municípios tocantinenses

Etnoturismo é tema de visita de equipe da Adetuc a municípios tocantinenses

Atualizada em: 21/03/2019 17:24

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Nesta quinta-feira, 21, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa Adetuc, Tom Lyra, acompanhado pela equipe técnica do turismo e Cultura viajaram aos municípios de Caseara e São Felix do Araguaia para um encontro com gestores municipais para discutir ações voltadas ao turismo local.

O grupo também participa da celebração da festa do Hetohokỹ, da comunidade indígena Karajá da aldeia Fontoura. Na Ilha do Banal, cerca 850 km de Palmas, a equipe participa, nesta sexta-feira, 22,dos festejos da cultura do povo Inỹ “Festa de Hotohkỹ, da aldeia Fontoura, do parque Indígena do Araguaia, onde são realizados os rituais da passagem do jovem indígena adolescente para a fase adulta.

Sendo esta celebração o maior destaque da cultura karajá que é um atrativo turístico do etnoturismo. Nesse período de celebração acontece também, jogos, danças, lutas, dentre outros.

Durante o encontro com lideranças das Aldeias indígenas da Ilha do Bananal, o presidente da Adetuc irá tratar sobre o etnoturismo. Na pauta, irão abordar sobre a elaboração de um projeto que envolve a pesca esportiva, turismo de observação de aves, artesanato, gastronomia, preparação de condutores e hospedagem alternativa.

Na ocasião, também será discutido o apoio do da Adetuc para elaboração do projeto da Aldeia Global, que consiste em um modelo de recepção dos turistas com toda estrutura que acontece dentro da cultura karajá. Participam desse encontro com a Adetuc lideranças indígenas de várias aldeias da Ilha do Bananal. O projeto Aldeia Global está sendo construído pela Adetuc em conjunto com Funai.

Post Anterior

Após seis meses: reforma administrativa de Gurupi é aprovada com previsão de economia de mais de R$ 8 milhões em três anos

Próximo Post

Operação da PC no norte do TO cumpre mandados de prisão contra servidores do Naturatins