Home»Destaque»“Este ano teremos uma das melhores temporadas de praia no Tocantins”, diz Tom Lyra

“Este ano teremos uma das melhores temporadas de praia no Tocantins”, diz Tom Lyra

Estado e Sebrae investirão mais de 6 milhões de reais na estrutura e organização das praias selecionadas

Atualizada em: 22/03/2019 16:45

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Um longo período de incertezas nas áreas política e econômica, que afetou todo o país e o Tocantins, repercutiu em um dos maiores produtos turísticos do estado, a temporada de praias.  Mas este ano será diferente. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, afirma que haverá investimento do poder público nas dez praias mais frequentadas do Tocantins, atraindo ainda mais turistas.

Tom Lyra lembra que o último período em que as praias tocantinenses tiveram uma pujança no sentido de desenvolvimento, não só econômico, como social, foi nos anos de 2013 e 2014. “De lá pra cá o Estado do Tocantins passou por muitas turbulências na política e na economia. Essa insegurança afetou os investimentos nas praias do estado, com retração no crescimento nos últimos anos”, admitiu.

“O governador Mauro Carlesse quer que retomemos o investimento nas praias mais frequentadas, para que a gente recupere o tempo perdido e para que esse investimento retorne para as comunidades e para o estado. Por conta disso, procuramos o Sebrae para que pudesse, junto com o estado, como foi nos anos de 2013e 2014, ser um parceiro na construção desse projeto”, adiantou Lyra.

O presidente da Adetuc disse que o Sebrae aceitou o desafio e vai fazer um investimento na ordem de 3 milhões 182 mil e 700 reais. O Governo do Estado entrará com a mesma quantia como contrapartida. O total a ser aplicado pelo Sebrae e Governo, portanto, será de 6 milhões 365 mil e 400 reais na temporada de praias este ano.

Tom Lyra disse ainda que “diferente dos anos anteriores, quando somente cinco praias foram contempladas, este ano foram selecionadas dez praias, onde vai ser feito investimento por parte do estado na infraestrutura – palco, tendas e banheiros – e do Sebrae, na parte de layout, comunicação, qualificação e organização”. As prefeituras entram com os atrativos artísticos e apoio e apoio à organização

Os critérios para escolher as 10 praias foram fluxo de pessoas e o histórico da praia em relação a esse fluxo. Serão beneficiados recursos do estado e do Sebrae  os seguintes municípios: Araguacema, Caseara, Peixe, Pedro Afonso, Porto Nacional (Luzimangues), Araguanã, Araguatins, Tupiratins, Araguatins e Tocantinópolis.

Post Anterior

Crônica - Já disse hoje que te amo? Por Jocyelma Santana

Próximo Post

Programa Mediadores de Leitura do Sesc recebe inscrições até esta segunda-feira, 25