0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

⟳ Atualizada em: 18/07/2022 15:03

O Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Administração (Secad), disponibiliza, nesta terça-feira,19, o acesso ao sistema de consulta do relatório de valores dos passivos retroativos dos servidores públicos estaduais. A consulta vai ser disponibilizada a partir das 14 horas, no Portal do Servidor, onde será possível ter acesso a um extrato detalhado com os devidos valores de progressão e data-base.

Segundo o gerente de Consignação da Secad, Carlos Eduardo Sobral, pode haver diferenças entre o valor líquido e os valores detalhados no extrato. “Essas possíveis diferenças referem-se à incidência do imposto de renda sobre o valor total, já os valores disponíveis para consulta no extrato detalhado não incluem o abatimento do imposto de renda”, explica.

A ferramenta para a consulta dos passivos foi desenvolvida pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI). “Nossa equipe técnica realizou a coleta de informações em todas as secretarias e autarquias para desenvolver uma ferramenta de qualidade, de fácil acesso e que garanta a segurança dos dados dos servidores públicos. Então, essa é mais uma solução que entregamos ao Estado do Tocantins e aos seus servidores para atender, com eficácia, a consulta aos passivos retroativos”, afirma o presidente da ATI, Wanderley Júnior.

 Entenda sobre a antecipação

 De acordo com o Decreto nº 6.473/22, que estabelece todas as diretrizes da cessão de crédito consignado dos valores a receber, podem operacionalizar como entidades consignatárias bancos em geral, Caixa Econômica e Cooperativas de Crédito autorizadas pelo Banco Central do Brasil.

A Secad reforça que a antecipação dos valores ocorrerá tão logo seja encerrado o processo de credenciamento dos bancos, que devido aos trâmites processuais demanda tempo para ser concluído.

Conforme o decreto, as taxas de juros cobradas pelos bancos nas operações de crédito devem corresponder às praticadas no mercado financeiro, sem abusividade.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica, destaca que a antecipação dos valores a receber é opcional. “O servidor tem total liberdade para escolher antecipar ou não, uma vez que é facultativo. No momento estamos trabalhando para credenciar o maior número de bancos possível, a fim de que haja concorrência e que eles ofereçam as menores taxas de juros aos servidores.”, frisa o secretário.

Orientações

A Secad ressalta algumas orientações para que o servidor não caia em golpes sobre o devido processo de antecipação dos valores. Eis os cuidados que devem ser seguidos:

  • A consulta só é feita pelo próprio servidor com login e senha no Portal do Servidor;
  • No momento, nenhuma instituição está autorizada a entrar em contato com o servidor para tratar de valores ou confirmar seus dados pessoais;
  • A Secad orienta os servidores a não clicar em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram;
  • Os bancos e instituições financeiras ainda estão em processo de credenciamento;
  • Não existe a cobrança de qualquer taxa para ter acesso ao passivo retroativo;

Todas as informações acerca da consulta destes valores e com relação ao credenciamento dos bancos elegíveis serão repassadas pela própria Secretaria.

Post Anterior

Bolsonaro diz que decidiu não ir ao Paraguai, em encontro do Mercosul

Próximo Post

Por telefone, Zelensky fala com Bolsonaro sobre exportações de grãos e pede adesão às sanções contra Rússia

Sem comentários

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.