Home»Destaque»Encceja 2019: Abertas inscrições para interessados em receber a certificação escolar

Encceja 2019: Abertas inscrições para interessados em receber a certificação escolar

Atualizada em: 09/05/2019 16:21

0
Compartilhamentos
Pinterest Google+

Estão abertas as inscrições para os interessados na certificação do ensino fundamental ou do ensino médio, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O prazo para realizar as inscrições é entre os dias 20 a 31 de maio, pela internet, no Sistema Enceja.

Os detalhes podem ser consultados no edital publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no Diário Oficial da União de quarta-feira, 8 de maio.

No Tocantins, as provas são aplicadas nas cidades sede das Diretorias Regionais de Educação (DRE), de acordo com a demanda de inscritos por regionais.  No ano passado, apenas em Pedro Afonso a prova não foi aplicada. Mais de 20 mil pessoas se inscreveram para o Encceja em 2018.   

O exame

O Encceja é um exame para jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Os interessados em tentar o certificado do ensino fundamental devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, 18 anos.

Uma versão do edital em Língua Brasileira de Sinais (Libras) será divulgada nos próximos dias, no canal do Inep noYoutube. É a primeira vez que o Encceja tem um edital traduzido em Libras para auxiliar os participantes surdos ou com deficiência auditiva, reforçando a Política de Inclusão e Acessibilidade do Inep.

As aplicações do Encceja no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão definidas por outro edital, que ainda será publicado.

Como é feito?

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, sendo cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e História e Geografia.

Para o ensino médio, as áreas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A nota mínima exigida é de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação. (Com informações da Seduc)

Post Anterior

Baixo custo e ambientalmente correto : 'curral ecológico' montado na Agrotins 2019 tem tiras de pneus na estrutura

Próximo Post

Suspeito de praticar vários crimes em Nova Olinda é preso pela Polícia Civil